Diário Bíblica Portugués

18 de Agosto de 2023

Primeira leitura: Js 24,1-13: 
Tirei vossos pais dos confins da Mesopotâmia, depois vos fiz sair do Egito e vos dei uma terra.
Salmo: Sl 135(136),1-3.16-18.21-22.24: 
Eterna é a sua misericórdia!
Evangelio: Mt 19,3-12: 
Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início.

 

Naquele tempo: Alguns fariseus aproximaram-se de Jesus, e perguntaram, para o tentar: 'É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?' Jesus respondeu: 'Nunca lestes que o Criador, desde o início os fez homem e mulher? E disse: 'Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne'? De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe.' Os fariseus perguntaram: 'Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher?' Jesus respondeu: 'Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. Por isso, eu vos digo: quem despedir a sua mulher - a não ser em caso de união ilegítima - e se casar com outra, comete adultério.' Os discípulos disseram a Jesus: 'Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se.' Jesus respondeu: 'Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido. Com efeito, existem homens incapazes para o casamento, porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do Reino dos Céus. Quem puder entender, entenda.'

 

Comentário

 

No tempo de Jesus, as escolas rabínicas de Hillel e Shammai mantinham uma forte controvérsia sobre a interpretação de Dt 24,1 em torno ao divórcio. Hillel considerava que uma razão menor é causa justa para o homem se divorciar. Shammai, por outro lado, argumentava que o divórcio só era possível por infidelidade da mulher. Os fariseus querem saber a opinião de Jesus. A resposta de Jesus contém uma interpretação não a partir da lei, mas da vida. A pergunta dos fariseus é excludente porque leva em conta apenas o homem. Jesus lembra-lhes, fazendo referência ao Gn 1,27 e 2,24, que homem e mulher são iguais perante Deus e ambos são igualmente responsáveis ​​na construção de um projeto de vida chamado lar. Para Jesus, a primeira preocupação não está no que desune ou divorcia, mas no que une e cultiva o amor por toda a vida. Isto não significa ignorar ou minimizar as crises pelas quais as famílias passam, mas que podem ser enfrentadas de forma positiva, com realismo e esperança cristã.

Santo do Dia
S. Helena
c. 255- imperatriz ? \"Helena? quer dizer \"Lua?

Helena nasceu em Bitínia, por volta de 255. Mulher de Constâncio, por ele foi repudiada por causa de sua condição plebéia. Mais tarde, seu filho, Constantino, tornou-se imperador, recebendo o título de Augustus. Resgatou, então, a honra da mãe, dando-lhe o título da mais alta dignidade que uma mulher poderia receber àquela época: Augusta. Mandou também construir-lhe um palácio e cunhar moedas com sua efígie. Em 326, partiu ela para a Terra Santa. Ali construiu três basílicas: a basílica Atanásia, que significa ressurreição, situada próxima ao Calvário; a basílica da Natividade, em Belém, onde Jesus nascera; e a Igreja dos Discípulos e da Ascensão, no alto do Monte das Oliveiras. Santo Ambrósio (340-397) relata a descoberta da Cruz de Jesus por S. Helena. Ao chegar ao Gólgota, ela disse: \"Aqui está o lugar do combate. Onde está a vitória?? Ao escavar o chão, encontraram as cruzes dos três condenados, e a cruz de Jesus foi identificada devido à inscrição: \"Jesus Nazareno, Rei dos Judeus?. S. Helena morreu na Nicomédia e seus restos mortais foram trasladados para Roma.