Diário Bíblica Portugués

17 de Maio de 2022

Primeira leitura: At 14,19-28: 
Reuniram a comunidade.
Salmo: Sl 144, 10-11. 12-13ab. 21 (R. Cf. 12a): 
R. Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso.
Evangelio: Jo 14,27-31a: 
A minha paz vos dou.

 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. Ouvistes que eu vos disse: 'Vou, mas voltarei a vós'. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis. Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, mas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou.

 

Comentário 

O mundo fala de paz, mas não é a mesma proposta de Jesus; portanto, vale a pena distinguir um do outro e não confundí-los. E o mais importante, precisamos tirar as vendas que nos impedem de ver um mundo mais justo; o que temos é marcado por desigualdades, discriminação e injustiça. A paz de Jesus para seu povo é diferente; não confie em palavras enganosas que escondem a verdade. Vivemos em uma sociedade de descarte, deixando de fora milhões de seres humanos que não são produtivos para o sistema que só entende de dinheiro, consumo e poder; quem não tem poder aquisitivo não conta, é descartado. A paz de Jesus tem a ver com o Reino, aquele espaço onde é importante toda a vida, as pessoas e a natureza. Essa é a paz que Jesus nos deixa, a do bem-estar compartilhado em harmonia, especialmente com tudo o que não conta para este sistema-mundo. E temos que construir essa realidade. Em seu ambiente, a paz de Jesus é vivida?

Santo do Dia
B. Antônia Messina
1919-1935 ? virgem e mártir ? \"Antônia?, feminino de \"Antônio?
e quer dizer \"aquela que vai à frente?

Antônia Messina nasceu em Orgosolo, perto da cidade de Nuoro, Sardena, Itália. Jovem, militante da Ação Católica, vivia intensamente sua fé pela participação nos movimentos paroquiais. Tinha como modelo de vida S. Maria Goretti, uma adolescente assassinada por resistir às tentativas de estupro de um jovem. Sua sorte, porém, não foi diferente. Certa manhã, quando recolhia lenha num bosque foi agredida por um jovem que queria violentá-la e acaba sendo assassinada a pedradas pelo agressor. Foi beatificada no dia 4 de outubro de 1987.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022