Diário Bíblica Portugués

17 de Fevereiro de 2023

Primeira leitura: Gn 11,1-9: 
Desçamos e confundamos a sua língua.
Salmo: Sl 32(33),10-11.12-13.14-15 (R. 12b): 
R. Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!
Evangelio: Mc 8,34-9,1: 
Quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la.

Tema: Os Sete Santos Fundadores dos Servitas (Memória facultativa) 

Naquele tempo, chamou Jesus a multidão com seus discípulos e disse: "Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la. Com efeito, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida? E o que poderia o homem dar em troca da própria vida? Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos". Disse-lhes Jesus: "Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão, não morrerão sem antes terem visto o Reino de Deus chegar com poder".

 

Comentário

Negar a si mesmo em um nível meramente humano pode ser contraproducente e autodestrutivo; mas na chave do Reino é o caminho para deixar Deus agir. Nestas sociedades de auto-absorção e auto-referencialidade excessivas, que tornam as pessoas egoístas e narcisistas, despreocupadas com tudo e com todos, é importante seguir os conselhos de Jesus. Ele adverte que só quem sai de si para se doar é capaz de descobrir o verdadeiro sentido da vida e por isso se salva, mas quem faz o contrário não é feliz nem descobre sua verdadeira razão de ser. O Papa Francisco afirma que o mundo de hoje é inconsciente e não quer mudar, afirmando que “a obsessão por um estilo de vida consumista, especialmente quando apenas alguns podem sustentá-lo, só pode causar violência e destruição mútua. O “cada um por si” rapidamente se traduzirá em “todos contra todos”, e isso será pior do que uma pandemia (FT 36). Não tenhamos medo de negar a nós mesmos para nos reconhecermos em Deus.

Santo do Dia
S. Fundadores dos Servos de Maria
séc. XIII ? fundadores dos servitas

Os servitas têm como fundadores sete jovens florentinos: Monaldi, Manetto, Buonagiunta, Amidei, Ugoccioni, Sostegni e Aleixo Falconiere. Dispostos a fazer alguma coisa em favor da paz, deixaram tudo e entraram para a Confraria da Santíssima Virgem. Para se dedicarem mais a uma vida de oração, de solidão e de penitência, retiraram-se para as regiões desérticas do Monte Senário, onde passaram a viver em extrema penúria. Por volta de 1240, orientados pelo bispo de Florença, dom Castiglione, repensaram o modo de vida que levavam e fundaram a Ordem dos Servos de Maria ou Servitas. Cumpriam assim o pedido da Virgem, que, numa visão, pedia que fossem seus servos. Desde cedo foram chamados pela população de Florença de \"Servos de Maria?, nome que perdura até hoje. Percorriam povoados e cidades, protestando contra as guerras, promovendo a devoção à bem-aventurada Virgem Maria. Sua ação apostólica não se limitou apenas à Itália, alcançando também a França, a Alemanha e a Polônia. Atual mente se encontram espalhados por vários países do mundo, inclusive o Brasil. Em 1304, 60 anos depois, recebiam a aprovação da Santa Sé, evento testemunhado apenas por S. Aleixo, pois os outros já haviam falecido. Foram canonizados por Leão XIII, em 1887.