Diário Bíblica Portugués

16 de Setembro de 2022

Primeira leitura: 1Cor 15,12-20: 
Se Cristo não ressuscitou é vã a vossa fé.
Salmo: Sl 16(17),1.6-7.8b e 15 (R. 15b): 
Ao despertar, me saciará vossa presença, ó Senhor.
Evangelio: Lc 8,1-3: 
Andavam com êle várias mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.

Tema: São Cornélio, papa e São Cipriano, bispo, mártires (Memória)

Naquele tempo: Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.

 

Comentário 

Lucas mostra um interesse particular em destacar a presença e a participação das mulheres no projeto do Reino. O fato de as mulheres terem acompanhado Jesus desde o início do seu ministério, assim como os doze apóstolos, dá-lhes o reconhecimento de discípulas "apostólicas" do anúncio da mensagem cristã. Elas são as "testemunhas privilegiadas" da Ressurreição do Senhor e tornam-se animadoras das comunidades na própria origem da Igreja. As mulheres não desempenham um papel passivo no mistério da Salvação; pelo contrário, são chamadas a dinamizar e enriquecer a apostolicidade. Cada mulher cristã é chamada a testemunhar a dignidade e a revalorização que Jesus faz delas, esperando a sua resposta empenhada na Igreja e no mundo. Embora a Igreja ainda não tenha a possibilidade de admitir mulheres em seu próprio ministério, é importante lembrar o principal que temos em comum: a fé e a missão evangelizadora. Você valoriza e respeita as mulheres em sua integridade?

Santo do Dia
S. Cornélio, papa, e S. Cipriano, bispo
séc. III ? mártires ? \"Cornélio? quer dizer \"duro como um chifre?.
\"Cipriano? significa \"natural da cidade de Cipros?

Em 251, S. Cornélio sucedeu a S. Fabiano na Cátedra de S. Pedro. Seu pontificado foi marcado pelo cisma de Novaciano, que também se fez eleger Bispo de Roma. Novaciano acusava S. Cornélio de ser muito moderado e tolerante para com os apóstatas, pessoas que haviam renegado a fé durante a perseguição de Décio. Com a ajuda de S. Cipriano, S. Cornélio procurou com todas as forças restaurar e manter a unidade da Igreja. Morreu no exílio. S. Cipriano, por sua vez, foi um importante Padre da Igreja de Cartago, que se colocou do lado de S. Cornélio na luta contra Novaciano. Em 246, aos 36 anos, converteu-se ao cristianismo. Em 249 foi ordenado presbítero e aclamado bispo de Cartago e primaz da África Latina. Na perseguição de Décio, foi forçado à clandestinidade e a governar a Igreja de Cartago por meio de cartas. Deixou 65 cartas escritas e vários tratados de teologia. Durante a perseguição de Valeriano, foi preso e exilado, pagando com a vida suas convicções religiosas. Os Autos de seu martírio narram que Valeriano e seu filho, Galeno, não conseguindo convencê-lo a voltar à religião oficial, acusaram-no de subversão e o condenaram à morte pela espada. Ao ouvir a sentença de morte, simplesmente disse: \"Deus seja louvado?.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022