Diário Bíblica Portugués

16 de Maio de 2022

Primeira leitura: At 14,5-18: 
Anunciamos que vos convertais desses ídolos inúteis para o Deus vivo.
Salmo: Sl 113 B, 1-2. 3-4. 15-16 (R. 1): 
R. Não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja a glória.
Evangelio: Jo 14,21-26: 
O Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará ele vos ensinará tudo.

 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele. Judas - não o Iscariotes - disse-lhe: 'Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?' Jesus respondeu-lhe: 'Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama, não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. Mas o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito.

Comentário 

A capacidade de amar as pessoas brota daqueles que se sentem amados por Jesus. É através do amor que se cumpre a palavra de Jesus, palavra que é ação, porque o amor nos faz sair do egoísmo e nos torna uma comunidade. Para João, o amor define nossa identidade como filhos e filhas de Deus. É comum ouvirmos atentamente as pessoas que admiramos e de quem somos seguidores. No entanto, o maior teste não é ouvir e admirar, mas colocar em prática o que foi aprendido. Quem diz que ama tem que demonstrá-lo dando sua vida. Por isso, deve-se atentar para aquela força divina que é o Espírito Santo, que nos impulsionará a fazer o bem, como fez Paulo com o paralítico de Listra. O bem não se faz em busca de recompensa ou reconhecimento, mas ao fazê-lo nos descobrimos qualificados para o amor que transforma. Seus gestos de amor nascem da fé em Deus ou são desinteressados? Ore por aqueles que não sabem amar!

Santo do Dia
S. André Bobola
1591-1657 ? jesuíta ? \"André? quer dizer \"varonil?, \"robusto?.


André Bobola foi um sacerdote jesuíta nascido em Pultondsk, Polônia, em 1591. Por volta de 1625, percorreu a Lituânia inteira, pregando a unidade entre os cristãos, reconduzindo muitos à fé cristã. Enfrentou, com coragem, determinação e paciência, a perseguição dos opositores não católicos, representados na sua maioria pelos cossacos. Os conflitos, entretanto, intensificaram-se, obrigando os jesuítas a abandonar tudo e buscar refúgio em Pinsk. Aos 16 de maio de 1657, encontrava-se em Janow, quando foi preso pelos cossacos que o acossaram feito um animal até Pinsk, fazendo-o correr e arrastar-se atrás de seus cavalos. Encerraram-no em um matadouro para lentos suplícios: o corpo foi sapecado, parte da pele retirada, foi escalpelado e mutilado, teve os olhos vazados e a língua arrancada. Foi canonizado por Pio XI, em 1938, que o declarou padroeiro da Polônia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022