Primeira leitura: Gn 9,1-13:
Ponho meu arco nas nuvens como sinal de aliança entre mim e a terra.
Salmo: Sl 101(102),16-18.19-21.29e 22-23 (R. 20b):
R. O Senhor olhou a terra do alto céu.
Evangelio: Mc 8,27-33:
Tu és o Messias... E começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito.
Naquele tempo, Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: "Quem dizem os homens que eu sou?" Eles responderam: "Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas". Então ele perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Pedro respondeu: "Tu és o Messias". Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: "Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens".
Comentário
As pessoas veem em Jesus um enviado de Deus, um intermediário através do qual Deus manifesta a sua vontade de construir o Reino na história. Mas Jesus lembra a seus discípulos que o projeto de Deus tem consequências e que entre as opções está a possibilidade de dar a vida por sua causa. Pedro fica assustado e diz a Jesus para não dizer essas palavras, então Jesus o chama de 'satã', que significa 'pedra de tropeço', 'obstáculo' e 'adversário'. Pedro não é um ser maligno que procura tentar Jesus, pois a palavra 'satã' era simplesmente um termo usado para falar de qualquer um que se opusesse ao projeto de Deus. Hoje podemos ver muitos "satãs" em nossa sociedade. Homens, mulheres e grupos que, com sua indiferença, apatia e egoísmo, boicotam a construção do Reino. Seremos um deles?
Santo do Dia
S. Onésimo
séc. I ? bispo ? \"Onésimo? significa \"aproveitável?, \"útil?
Onésimo viveu na Turquia e era escravo de Filêmon, um morador da cidade de Colossos, que havia sido convertido por Paulo Apóstolo. Fugia de Filêmon por causa de um furto que cometera. Encontrando-se com Paulo na prisão, em Roma, converteu-se ao Evangelho e se fez batizar pelo Apóstolo. Paulo não somente intercedeu por ele junto a Filêmon, como também se propôs a ressarcir o prejuízo. Este fato está relatado na Carta a Filêmon, capítulos de 15 a 20. Foi também o portador da Carta de Paulo endereçada aos cristãos da cidade de Colossos (4,7-9). Segundo S. Jerônimo, além de anunciador do Evangelho, Onésimo foi também bispo. Morreu martirizado em Roma, como acontecera com o próprio Paulo.