Diário Bíblica Portugués

15 de Fevereiro de 2023

Primeira leitura: Gn 8,6-13.20-22: 
Noé olhou e viu que toda a superfície da terra estava seca.
Salmo: Sl 115(116B),12-13.14-15.18-19 (R. 17a): 
R. Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor.
Evangelio: Mc 8,22-26: 
O cego ficou curado, e enxergava todas as coisas com nitidez.

 

Naquele tempo, Jesus e seus discípulos chegaram a Betsaida. Algumas pessoas trouxeram-lhe um cego e pediram a Jesus que tocasse nele. Jesus pegou o cego pela mão, levou-o para fora do povoado, cuspiu nos olhos dele, colocou as mãos sobre ele, e perguntou: "Estás vendo alguma coisa?" O homem levantou os olhos e disse: "Estou vendo os homens. Eles parecem árvores que andam". Então Jesus colocou de novo as mãos sobre os olhos dele e ele passou a enxergar claramente. Ficou curado, e enxergava todas as coisas com nitidez. Jesus mandou o homem ir para casa, e lhe disse: "Não entres no povoado!"

 

Comentário

Como é bom saber que somos pessoas de fé, em caminho, inacabadas, até, conscientes da nossa imperfeição, mas amparadas pela graça de Deus. Se nossa vida é um processo, temos que nos preocupar quando estagnamos ou nos acomodamos, principalmente em questões de fé. Há quem, com o tempo, se contenta em ir apenas à Eucaristia dominical e não procura espaços para crescer em comunidade. Há muitas coisas que involuntariamente obscurecem nossos olhos. Vivemos o processo contrário ao cego do evangelho; ele, no encontro com Jesus, foi aos poucos vendo as coisas com mais clareza. Mas quantos de nós que nos dizemos religiosos, apesar do encontro com Jesus, permanecemos alheios ao que se passa à nossa volta, cegos pelo nosso mundinho confortável! Será que realmente aproveitamos o encontro com Ele? Que nossa visão do mundo seja esclarecida e não sejamos manipulados por aqueles que nos preferem cegos e indiferentes. Que nosso olhar seja crítico e, ao mesmo tempo, propositivo, na chave do Reino. Você não acha que há muita desinformação e manipulação em seu ambiente? Convide sua comunidade de fé a ter um "olhar crítico".

Santo do Dia
B. Cláudio de la Colombière
1641-1682 ? jesuíta ? \"Cláudio? significa \"coxo?, o \"claudicante?

Cláudio de la Colombière nasceu em 1641 em Viena, França, e morreu em Parayle-Monial, em 1682. Foi beatificado por Pio XI em 1899 e canonizado por João Paulo II em 1992. Homem de grande visão e dotado de espírito arguto, julgava as coisas com equidade e justiça. Correto nas ações, conquistava as pessoas pela doçura e respeito. Como pregador, foi contagiante. Entretanto, o traço mais marcante de sua personalidade foi ser ele um homem de oração profunda. Sua comunhão com Deus transparecia-lhe no rosto e nas palavras. Foi diretor espiritual de S. Margarida Maria Alacoque, que lhe confiou suas visões e revelações, bem como suas dificuldades espirituais. Por causa de intrigas palacianas foi levado à prisão, mas, com a intervenção de Luís XIV, foi libertado e regressou a Paris e depois a Lion. Juntamente com S. Margarida Maria, foi um grande incentivador da devoção ao Sagra-do Coração de Jesus.