Diário Bíblica Portugués

15 de Dezembro de 2022

Primeira leitura: Is 54,1-10: 
Como a mulher abandonada o Senhor te chamou.
Salmo: Sl 29(30),2 e 4.5-6.11.12a e 13b (R. 2a): 
Eu vos exalto, ó Senhor, porque vós me livrastes!
Evangelio: Lc 7,24-30: 
João é o mensageiro que prepara o caminho do Senhor.

 

Depois que os mensageiros de João partiram, Jesus começou a falar sobre João às multidões: "O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Ora, os que se vestem com roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palácios dos reis. Então, o que fostes ver? Um profeta? Eu vos afirmo que sim, e alguém que é mais do que um profeta. É de João que está escrito: 'Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o meu caminho diante de ti'. Eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João. No entanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele". Todo o povo ouviu e até mesmo os cobradores de impostos reconheceram a justiça de Deus, e receberam o batismo de João. Mas os fariseus e os mestres da Lei, rejeitando o batismo de João, tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus.

 

Comentário

Quando os enviados de João vão embora, Jesus começa a falar sobre o Batista para a multidão. Por meio de perguntas, procura conscientizá-los sobre a importância da missão do profeta. Com aquela pedagogia típica de Jesus, ele tenta levá-los a reconhecer o caminho que João estava preparando para tornar presente o Reino de Deus. João, como verdadeiro profeta, soube compreender onde encontrar Deus: não nos centros do poder, mas nas periferias do deserto. Um Deus e um projeto a favor da vida longe de toda presunção, manipulação e falsa aparência. Esta interpretação de um profeta que entregou sem reservas a sua vida à causa de Deus pode ajudar-nos a compreender o nível mais profundo a que devemos conduzir o nosso compromisso cristão. O louvor de Jesus a João torna-se um forte desafio para aqueles que se consideram justos e não sentem necessidade de uma verdadeira conversão. Como viver o profetismo em minha vida cristã? Como abrir o caminho para o Reino de Deus?

Santo do Dia
S. Maria Vitória
1562-1617 ? fundadora ? \"Maria? tem muitos significados,
como \"Amada?, \"Senhora?, \"Predileta do Senhor?, \"Excelsa?,
\"Suprema?

Maria Vitória nasceu em Gênova, em 1562. Desde menina, desejava ingressar na vida religiosa, mas acabou fazendo a vontade dos pais. Casou-se aos 17 anos e foi mãe de 8 filhos. Não bastasse ficar viúva, sobreveio-lhe um tempo de grande penúria. Rezando e pedindo ajuda a Deus, conseguiu superar a crise. Fez então os votos de castidade, o de não usar jóias e vestidos de seda e o de não frequentar festas profanas. Todos os seus filhos entraram para a vida religiosa. S. Maria Vitória, juntamente com algumas companheiras, fundou a Congregação das Irmãs da Celeste, cuja regra foi escrita pelo jesuíta Bernardino Zanoni. E consistia em uma vivência autenticamente evangélica, intensa vida de oração e devoção filial à Virgem da Anunciação. Morreu no dia 15 de novembro de 1617.