Diário Bíblica Portugués

14 de Novembro de 2022

Primeira leitura: Ap 1,1-4.2,1-5a: 
Lembra-te de onde caíste. Converte-te e volta à tua prática inicial.
Salmo: Sl 1,1-2.3.4 e 6 (R. Ap 2,7b): 
R. Ao vencedor concederei, comer da Árvore da Vida!
Evangelio: Lc 18,35-43: 
O que queres que eu faça por ti?' Senhor, eu quero enxergar de novo.

 

Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. Então o cego gritou: "Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!" As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: "Filho de Davi, tem piedade de mim!" Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: "O que queres que eu faça por ti?" O cego respondeu: "Senhor, eu quero enxergar de novo". Jesus disse: "Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou." No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.

 

Comentário 

Certamente já encontramos em uma camiseta, pulseira ou carro, a expressão “O que Jesus faria?” O evangelho responde a essa pergunta. O texto apresenta um homem excluído, não apenas por causa de sua doença –cego de nascença– mas pelo silenciamento que emudece o seu pedido de socorro. Lucas narra que Jesus responde à sua voz com três gestos transformadores. Primeiro, ouve o seu clamor por solidariedade. Este fato salvífico nos chama a abrir os ouvidos às vozes que pedem ajuda no caminho. Jesus então ordena que o homem seja aproximado, tirando-o de sua marginalização. O homem excluído é colocado no centro, lembrando que o projeto gira em torno da atenção dos excluídos e silenciados da sociedade. Finalmente, Jesus restaura sua dignidade humana falando com ele e perguntando: “O que você quer que eu faça por você?” O milagre aqui é a ternura e a solidariedade de ouvir e reconhecer o Mestre. Estamos prontos para perguntar: O que você quer que eu faça por você?

Santo do Dia
S. José Pignatelli
1737 ? jesuíta ? \"José? quer dizer \"o Senhor providenciou?

José Pignatelli nasceu em 1737, em Saragoça. Descendente de uma família napolitana, ingressou bem jovem na Companhia de Jesus, onde, já sacerdote, exercia o cargo de professor de Literatura. Quando os jesuítas foram expulsos da Espanha, José Pignatelli assumiu, em Córsega, a direção da ordem e dali foi para Ferrara, sempre conduzindo e animando os seus co-irmãos a vencerem as dificuldades. Em 1773, dissolvida a Companhia de Jesus por Clemente XIV e estando proibido de exercer o ministério sacerdotal, S. José passou a dedicar-se inteiramente ao estudo. Em 1804, Pio VII restaurou a Companhia de Jesus no reino de Nápoles. Entretanto, quando em 1814, a questão jesuítica foi definitivamente resolvida, José Pignatelli já havia falecido, não vendo os frutos de seu trabalho incansável. Era um homem de vasta cultura e devotadíssimo do Sagrado Coração de Jesus e da Virgem Maria. É chamado de o \"restaurador dos jesuítas?.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022