Diário Bíblica Portugués

13 de Setembro de 2022

Primeira leitura: 1Cor 12,12-14.27-31a: 
Vós, todos juntos, sois o corpo de Cristo; e, individualmente, sois membros desse corpo.
Salmo: Sl 99(100),2.3.4.5 (R. 3c): 
Nós somos o seu povo e seu rebanho.
Evangelio: Lc 7,11-17: 
Jovem, eu te ordeno, levanta-te!

Tema: São João Crisóstomo, bispo e doutor da Igreja (Memória)

Naquele tempo: Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim. Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão. Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade a acompanhava. Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: 'Não chores!' Aproximou-se, tocou o caixão, e os que o carregavam pararam. Então, Jesus disse: 'Jovem, eu te ordeno, levanta-te!' O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. Todos ficaram com muito medo e glorificavam a Deus, dizendo: 'Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo.' E a notícia do fato espalhou-se pela Judéia inteira, e por toda a redondeza.

 

Comentário 

O episódio de hoje fala-nos do encontro de duas comunidades peregrinas: aquela que se resigna à morte e acompanha o jovem falecido com a sua mãe viúva; e aquela que proclama a vida animada por Jesus e seus discípulos. Jesus, o Emanuel, mostra-nos a sua compaixão por aqueles que sofrem, por quem sente uma compaixão afetuosa que o move a oferecer conforto e esperança. Hoje continuamos a frequentar estas duas caravanas e temos de decidir qual vamos seguir. As comunidades crentes são convidadas a continuar a comunicar a vida de Jesus através do nosso compromisso social na paz e na justiça. Que caravanas de resignação teremos para transformar em oportunidade de vida? Você reconhece que você é o portador da vida de Jesus?

Santo do Dia
S. João Crisóstomo
349-407 ? bispo e doutor da Igreja ? \"João? significa \"o Senhor
é misericordioso? e \"Crisóstomo?, \"boca de ouro?

Natural de Antioquia, S. João Crisóstomo foi bispo de Constantinopla em 397, destacando-se como insigne pregador, escritor e reformador dos costumes do clero e do povo. Suas veementes denúncias contra o mau uso das riquezas e as injustiças praticadas pelos ricos contra os pobres custaram-lhe não poucas perseguições e o exílio em Cucusus (Armênia) e depois em Comana (Ponto, Ásia Menor), onde morreu vítima dos maus tratos. Dizia: Sobrevêm muitas ondas e fortes tempestades, mas não tememos afogar, pois estamos firmados sobre a pedra. Enfureça-se o mar, não tem forças para destruir a pedra. Ergam-se as vagas, não podem submergir o navio de Cristo. Pergunto eu: que temeremos? A morte? Para mim, viver é Cristo, e morrer é lucro (Fl 1,21) ? (cf. Liturgia das horas, p. 1257, v. IV).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022