Diário Bíblica Portugués

12 de Setembro de 2022

Primeira leitura: 1Cor 11,17-26.33: 
Se têm surgido divisões entre vós, de fato, já não é para comer a Ceia do Senhor que vos reunis.
Salmo: Sl 39(40),7-8a.8b-9.10.17 (R. 1Cor 11,26b): 
Irmãos, anunciai a morte do Senhor, até que ele venha!
Evangelio: Lc 7,1-10: 
Nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé.

Tema: Santíssimo Nome de Maria (Memória facultativa)

Naquele tempo, quando acabou de falar ao povo que o escutava, Jesus entrou em Cafarnaum. Havia lá um oficial romano que tinha um empregado a quem estimava muito, e que estava doente, à beira da morte. O oficial ouviu falar de Jesus e enviou alguns anciãos dos judeus, para pedirem que Jesus viesse salvar seu empregado. Chegando onde Jesus estava, pediram-lhe com insistência: "O oficial merece que lhe faças este favor, porque ele estima o nosso povo. Ele até nos construiu uma sinagoga". Então Jesus pôs-se a caminho com eles. Porém, quando já estava perto da casa, o oficial mandou alguns amigos dizerem a Jesus: "Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa. Nem mesmo me achei digno de ir pessoalmente ao teu encontro. Mas ordena com a tua palavra, e o meu empregado ficará curado. Eu também estou debaixo de autoridade, mas tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Se ordeno a um: 'Vai!', ele vai; e a outro: 'Vem!', ele vem; e ao meu empregado 'Faze isto!', e ele o faz". Ouvindo isso, Jesus ficou admirado. Virou-se para a multidão que o seguia, e disse: "Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé". Os mensageiros voltaram para a casa do oficial e encontraram o empregado em perfeita saúde.

 

Comentário 

O relato do evangelho nos oferece vários ensinamentos. Concentremo-nos no amor do centurião por seu servo doente, que o leva a “interceder” ou “implorar” diante de Jesus. Ele deixa de lado a superioridade de sua posição e investe tempo, energia, recursos, tratando de salvar a vida de seu servo. Além de nos ensinar sobre a sensibilidade que devemos desenvolver para ajudar outras pessoas, nos lembra da força da intercessão realizada com fé. Quantas vezes costumamos interceder pelos outros? Pelo contrário, a indiferença e a falta de fé vão nos conquistando, porque não acreditamos que as coisas possam mudar ou melhorar. A convicção do estrangeiro, sabendo que pode fazer algo pelo seu servo, merece o louvor de Jesus; torna-se uma lição para nossas sociedades onde tudo é relativizado, inclusive a vida e a fé. O crente deve confiar não apenas na fé em Deus, mas na fé em si mesmo e na humanidade. Interceda com fé por quem mais precisa.

Santo do Dia
S. Guido
950-1012 protetor dos estábulos, das escuderias, dos cavalos.
É invocado contra a diarréia, doença da qual ele foi vítima.
\"Guido? significa \"aquele que nasceu no mato?, portanto,
que está ligado à vida


Natural de Brabante, Bélgica, S. Guido viveu entre os anos 950 e 1012. Filho de camponeses, vivia de maneira simples e completamente despojada. Vendeu o que possuía e distribuiu aos pobres. Ofereceu-se para ser sacristão na igreja de Laken, nos arredores de Bruxelas. Querendo ajudar ainda mais os desvalidos, entregou-se ao comércio. Contudo, logo percebeu que não era essa a vontade de Deus. Fez-se então peregrino, andarilho de Deus. Por sete anos, percorreu a Europa, a Terra Santa, visitando os principais santuários. Regressando da Terra Santa, passou o resto da vida em Anderlecht, nos arredores de Bruxelas. Daí ser chamado \"Guido de Anderlecht?. Seus devotos ? sacristãos, camponeses, gente simples ? logo difundiram o seu culto por toda a Europa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022