Diário Bíblica Portugués

12 de Novembro de 2022

Primeira leitura: 3Jo 1,5-8: 
A nós cabe acolhê-los, para sermos cooperadores da Verdade.
Salmo: Sl 111(112),1-2.3-4.5-6 (R. 1): 
R. Feliz aquele que respeita o Senhor!
Evangelio: Lc 18,1-8: 
Deus fará justiça aos seus escolhidos, dia e noite gritam por ele.

Tema: São Josafá, bispo e mártir (Memória)

Naquele tempo, Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo: "Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: 'Faze-me justiça contra o meu adversário!' Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: 'Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha a agredir-me!''' E o Senhor acrescentou: "Escutai o que diz este juiz injusto. E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?"

 

Comentário 

O grito da viúva de Lucas encontra eco nas mil gargantas vituperadas e oprimidas hoje. Embora a história seja uma triste ironia – um juiz injusto é um absurdo em si – infelizmente ela representa a realidade constante de muitas pessoas que vivem o dia a dia esperando que as autoridades 'tementes a Deus', 'respeitem as vítimas' e, finalmente, façam justiça. Este grito que denuncia a impunidade percorre hoje nosso continente, esperando consolo diante da morte de Bertha Cáceres e Sergio Rojas, dos mais de 500 líderes sociais e 170 signatários do acordo de paz assassinados na Colômbia, ou das vítimas do sistema racista dos EUA denunciado na voz de 'Black Lives Matter' (Vidas negras importam). Como a viúva do texto, são as mulheres mães que invocam Deus e pedem justiça, as de Ayotzinapa, da Plaza de Mayo ou de Soacha. Vamos gritar ainda mais alto, até que os ouvidos de Deus e das autoridades ressoem, e a justiça seja feita a nós!

Santo do Dia
S. Josafá de Polotsk
1580-1623 ? bispo e mártir ? \"Josafá?
significa \"O Senhor o julgou?

Natural de Wlademir, Ucrânia, S. Josafá Kuncewicz pertencia à Ordem de S. Basílio e, em 1613, foi abade do mosteiro da Santíssima Trindade em Vilna, tido como centro de renascimento místico e religioso. Nomeado bispo do rito esloveno oriental em 1618, concentrou seus esforços na luta para consolidar a união das comunidades cristãs ortodoxas com a Igreja de Roma. Tal união, entretanto, não era bem-vista por parte da hierarquia ortodoxa, que acusava os rutenos de \"traidores? por terem, no sínodo de Brest em 1596, se unido à Igreja de Roma. E a questão que era apenas religiosa passou a ser também político-militar, com sangrentas perseguições aos católicos de Polotsk. S. Josafá foi uma das vítimas daquela intolerância religiosa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022