Diário Bíblica Portugués

12 de Maio de 2022

Primeira leitura: At 13,13-25: 
Da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus.
Salmo: Sl 88, 2-3. 21-22. 25.27 (R. Cf. 2a): 
R. Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.
Evangelio: Jo 13,16-20: 
Quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim.

Tema: Santos Nereu e Aquiles, Mártires; São Pancrácio, Mártir (Memória facultativa) 

Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes. Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: 'Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar.' Desde agora vos digo isto, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou. Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.'

 

Comentário 

O gesto de lavar os pés dos discípulos introduz a Paixão de Jesus no Evangelho de João. É um gesto de amor profundo que provoca uma ruptura radical e uma inversão de valores: a lei do Reino é o serviço de quem se doa por amor até o fim. Tornar-se servos incondicionais é estar em perfeita harmonia com Jesus, que está disposto à entrega radical da vida. Lavar os pés significa considerar os outros como mais importantes; significa também buscar o bem das pessoas porque, em sua felicidade, encontramos a nossa. A comunidade é convidada a reconhecer que de nada adianta se não se promove o serviço e a dedicação: “ame o seu próximo como a si mesmo”, disse Jesus. Isso pode ser traduzido como: "Eu sou, se você for", que é melhor entendido pelo contrário: "Eu não sou se você não for". Ou seja, precisamos uns dos outros: aqui está a grande verdade! Que gestos de amor altruísta você pratica?

Santo do Dia
S. Nereu, S. Aquiles e S. Pancrácio
séc. I ? mártires ? \"Nereu? significa \"deus do mar?; \"Aquiles?,
figura mitológica cujo ponto vulnerável era o calcanhar; \"Pancrácio?
quer dizer \"aquele que tudo pode?, \"todo-poderoso?


O culto a esses santos remontam ao século IV. Nereu e Aquiles eram soldados romanos e viveram no fim do século I, sofrendo o martírio provavelmente durante a perseguição do imperador romano, Diocleciano. Foram sepultados no cemitério situado na via Ardeatina, onde foi erguida uma basílica em honra deles. S. Dâmaso conta que, sem que ninguém esperasse, os dois soldados converteram-se, despojando-se das armaduras e escudos, confessando a fé em Jesus. Pancrácio foi um adolescente de 14 anos, martirizado em Roma no tempo de Diocleciano. Sob sua sepultura no cemitério de Calepódio, o papa Símaco mandou construir, no ano 500, uma basílica a ele dedicada. Mais tarde, também o papa Honório I (625-638) mandou edificar uma igreja em louvor a S. Pancrácio, depositando nela seus restos mortais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022