Diário Bíblica Portugués

11 de Novembro de 2022

Primeira leitura: 2Jo 1,4-9: 
Aquele que permanece na doutrina é o que possui o Pai e o Filho.
Salmo: Sl 118(119),1.2.10.11.17.18 (R. 1b):
R. Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!
Evangelio: Lc 17,26-37: 
O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado.

Tema: São Martinho de Tours, bispo (Memória)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. Lembrai-vos da mulher de Ló. Quem procura ganhar a sua vida, vai perdê-la; e quem a perde, vai conservá-la. Eu vos digo: nessa noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado". Os discípulos perguntaram: "Senhor, onde acontecerá isso?" Jesus respondeu: "Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres".

 

Comentário 

Amar uns aos outros é “a pedra angular” das Escrituras. Aparece primeiro no decálogo, afirmado como o primeiro mandamento da comunidade libertada. Em Mateus 22, Jesus o ratifica como “o grande mandamento”, e Tiago 2,8 estabelece o amor ao próximo como marca fundamental da identidade cristã. Mas o que é amar o próximo? Não é apenas um sentimento, mas também uma prática solidária. Em Êxodo 20 é relacional e exorta a não mentir no tribunal, não matar, não privar os outros de seu sustento ou oprimi-los. Nos evangelhos, um exemplo de amor ao próximo é o Bom Samaritano, que se compromete a cuidar da vida plena do outro. São Tiago menciona cuidar de viúvas e órfãos, pessoas vulneráveis ​​de seu tempo. Como viver o amor ao próximo hoje? Por meio de uma “ética do cuidado”, principalmente daqueles que sofrem abusos, opressão e desamparo. Buscar pão, paz, abrigo, saúde, descanso e dignidade para todos nos aproximará de viver como ordenado "desde o princípio".

Santo do Dia
S. Martinho
c. 316-397 ? bispo ? \"Martinho? quer
dizer \"belicoso?, \"guerreiro?

Natural de Sabaria, Panônia (Hungria), S. Martinho é considerado o pai do monaquismo latino no Ocidente e o grande missionário dos camponeses gauleses. Como o pai, seguia a carreira militar, mas converteu-se ao cristianismo, decidindo-se pela vida monástica. Ordenado sacerdote em 360, fundou uma comunidade semi-eremítica em Ligugé, que foi um dos primeiros mosteiros da França. Eleito bispo de Tours em 370, fixou suas bases em Marmoutier, mosteiro por ele construído perto de Tours. Era lá que ele, depois de suas incursões missionárias, se retirava para refazer suas forças espirituais e seu ardor apostólico, conciliando ação (bispo) e contemplação (monge). Foi um pastor exemplar, dedicado à formação do clero e à evangelização dos pobres. Não media esforços para ir ao encontro de seu povo nos mais remotos lugarejos de sua diocese. Apesar de ser bispo, jamais deixou de ser monge, buscando no silêncio do mosteiro seu encontro com Deus.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022