Diário Bíblica Portugués

11 de Junho de 2022

Primeira leitura: At 11,21b-26; 13,1-3: 
Barnabé era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé.
Salmo: Sl 97(98),1.2-3ab.3xs-4.5-6 (R. 2b): 
O Senhor fez conhecer seu poder salvador, perante as nações.
Evangelio: Mt 10, 7-13: 
De graça recebestes, de graça deveis dar!

Tema: São Barnabé, Apóstolo (Memória) 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Em vosso caminho, anunciai: ?O Reino dos Céus está próximo?. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento. Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. Ao entrardes numa casa, saudai-a. Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz?.

 

Comentário 

O anúncio do Evangelho é confiado aos discípulos para que o anunciem “livremente” a toda criatura. Esse é o objetivo da missão confiada: "devemos anunciar que o Reino está próximo" através de sinais concretos: acolher os excluídos, aprender com a hospitalidade dos simples, testemunhar colocando tudo em comum, viver juntos sem queixas nem conflitos, ser portadores de paz. Com a realização destes gestos pode-se dizer que o Reino chegou! Você não precisa esperar pela vida eterna para fazê-las. Você pode vivê-lo com aqueles ao seu redor. Nós cristãos temos que viver esse ensinamento de Jesus. Entendamos que, na evangelização, o mais importante não é ensinar verdades e doutrinas bem elaboradas, mas humanizar a vida a partir de nossa fé e compromisso. O anúncio da Boa Nova de Jesus que não é acompanhado de testemunho e transformação não permite às pessoas uma nova forma de viver e conviver, de pensar e agir. Não esqueçamos que os primeiros evangelizados devem ser os evangelizadores!

Santo do Dia
S. Barnabé, Apóstolo
séc. I ? apóstolo ? \"Barnabé? quer dizer \"filho da exortação?
ou \"da consolação?

Natural de Chipre, Barnabé não pertencia ao grupo dos Doze, mas a tradição cristã lhe atribui o título de apóstolo, ao lado de Pedro, Paulo, Tiago e João, colunas da Igreja. Colaborador e amigo pessoal de Paulo, acompanhou-o em sua primeira viagem apostólica a Chipre. Pregou o Evangelho em Antioquia onde, pela primeira vez, os seguidores de Jesus foram chamados \"cristãos?. Participou do Concílio de Jerusalém. É considerado o fundador da Igreja em Chipre, onde, segundo a tradição, morreu apedrejado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022