Diário Bíblica Portugués

1 de Julho de 2022

Primeira leitura: Am 8,4-6.9-12: 
Enviarei fome sobre a terra: não fome de pão, mas de ouvir a Palavra do Senhor.
Salmo: Sl 118(119),2.10.20.30.40.131: 
R. O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus.
Evangelio: Mt 9,9-13: 
Aqueles que tem saúde não precisam de médico. Quero misericórdia e não sacrifício.

 

Naquele tempo, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: 'Segue-me!' Ele se levantou e seguiu a Jesus. Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: 'Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?' Jesus ouviu a pergunta e respondeu: "Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: 'Quero misericórdia e não sacrifício'. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores'."

 

Comentário 

A palavra “crise” em sua etimologia refere-se a tomada de decisão ou mudança de rumo. Ou seja, nas maiores crises que uma pessoa, família, sociedade ou o mundo pode passar, há a oportunidade de retificar ou corrigir o que está sendo feito de errado e coloca em risco a vida. O oposto aconteceu com as pessoas da Bíblia; em vez de aproveitar os momentos críticos (sérios) – aquelas noites escuras de fé de que a espiritualidade nos fala – eles queriam que aquele momento crítico passasse para continuar cometendo injustiças, continuar se prejudicando e prejudicando os outros. O que aconteceu com muitas pessoas que hoje continuam consumindo o que as adoece, e – desde que a indústria farmacêutica criou o remédio dizendo: “licença para continuar” (para continuar se autodestruindo sem parar, sem limites) – elas não mudam suas atitudes. Jesus convida os doentes a "autocurar-se" deixando para trás o que causou a morte, como no caso de Levi, considerado "impuro" por seu papel servil contra o Império. O que você precisa para se autocurar?

Santo do Dia
S. Suetônio

séc. X ? "Suetônio? quer dizer natural da cidade de Sueto Suetônio viveu na Inglaterra, no século IX. De família nobre, versado em literatura, filosofia e Sagradas Escrituras, foi capelão do rei Egberto, que a ele confiou a educação do filho Ethelwolf. Por volta de 829, Egberto conseguira unificar politicamente os Estados ingleses e foi o primeiro soberano a usar o título de Rei da Inglaterra. Com a morte de Egberto, em 837, sucedeu-lhe no trono o filho Ethelwolf. Em 852, Suetônio foi feito bispo de Winchester, exercendo forte influência junto ao novo rei, conseguindo dele ajuda financeira e doações de terras, que permitiram à Igreja ampliar seu domínio temporal na Europa. Morreu a 2 de julho de 862.

 

 

 

 

 

 

 

Related Articles

10 de Abril de 2022

9 de Abril de 2022

8 de Abril de 2022