Consulta diaria

Primeira leitura: Ef 3,2-12: O mistério de Cristo, 
Deus acaba de o revelar agora: os pagãos são admitidos à mesma herança.
Salmo: Is 12,2-3.4bcd.5-6 (R. Cf. 3): 
Com alegria bebereis do manancial da salvação.
Evangelio: Lc 12, 39-48: 
A quem muito foi dado, muito será pedido.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes'. Então Pedro disse: 'Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?' E o Senhor respondeu: 'Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. Porém, se aquele empregado pensar: 'Meu patrão está demorando', e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!

 

Comentário

Uma canção mexicana de Gualberto Castro, dos anos 70, dizia: "Quem fez os muros e não as pontes? Sobram muitas palavras que ninguém entende." Parece que as pessoas estão mais ocupadas se distanciando do que se aproximando. Paulo, na carta aos Efésios, afirma a superação da distância entre judeus e gentios, em favor de um único povo de Deus. A unidade é um dom do Espírito e um trabalho constante da comunidade. A vida cristã, como a unidade da comunidade, é um dom e uma tarefa; graça de Deus e responsabilidade humana, por isso Jesus, no texto do Evangelho, continua falando da vigilância, como atitude laboriosa e não como espera paciente. Fala dela como uma bem-aventurança: "Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando chegar, o encontrar trabalhando". A Igreja Católica, além de se desculpar pelos erros que alguns clérigos cometeram recentemente, precisa construir pontes com os feridos. Como promovemos a integração da comunidade? Vigio o bem-estar de meus vizinhos?

Santo do Dia
S. Úrsula e companheiras
\"Úrsula? quer dizer \"Ursinha?

Segundo o Martirológio romano, S. Úrsula e suas companheiras resistiram aos hunos e foram martirizadas perto de Colônia. Segundo antiga tradição, Úrsula era uma jovem de singular beleza física e de profunda fé, o que a engrandecia perante todos. Desejando entregar-se inteiramente ao serviço de Deus e, ao mesmo tempo, vendo-se pretendida em casamento, pediu ao príncipe que a amava três coisas: primeiro, que tivesse um tempo de três anos para se decidir; segundo, que ela e cada uma de suas dez escravas tivessem mil escravas cada uma; finalmente que o príncipe se convertesse à fé cristã. Partiu então com as legiões de onze mil virgens rumo ao país em que o príncipe a aguardava para o casamento, passando por Roma a fim de visitar o túmulo dos Apóstolos Pedro e Paulo. Antes de alcançar a cidade de Colônia, Úrsula e suas companheiras foram massacradas pelos hunos, preferindo a liberdade em lugar da escravidão. A congregação religiosa das Irmãs Ursulinas foi fundada na Lombardia em 1537, por S. Ângela de Mérici.