Consulta diaria


Primeira leitura: Is 11,1-10: 
Julgará os humildes com justiça.
Salmo: Sl 71 (72), 1-2. 7-8. 12-13. 17 (R.cf 7): 
Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.
Evangelio: Lc 10,21-24: 
Jesus exulta no Espírito Santo.

 

 

Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: 'Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.' Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: 'Felizes os olhos que veem o que vós vedes! Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir.'

Comentário

Projetos comuns exigem liderança que se esforça para perceber o que todos desejam. Mas a liderança não pode ser autocrática, porque se torna opressora e repressora. Requer então apoio crítico e colaboração discernida, para que a visão e a missão em progresso possam ser regeneradas. É necessário encontrar os melhores canais para que os ideais sociais permeiem todos os participantes da comunidade de vida num processo contínuo. Deus derramou seu Espírito sobre cada um dos batizados para formar não um líder, mas uma comunidade de ungidos que farão seu reinado tornar-se realidade. Não há espaço para equívocos; verdade e justiça são o único caminho para a restauração ou regeneração. Ungido pelo Espírito, o cristão olha para si mesmo retratado nas palavras de Isaías, para empurrar o sonho profético de viver a paz em plenitude, onde o vulnerável não deve temer nada de predadores, porque o conhecimento de Deus inunda a terra. Cabe perguntar-nos se queremos fazê-lo nosso esse ideal de vida.

Santo do Dia
S. Francisco Xavier
1506-1552 ? \"Francisco\" quer dizer \"franco, livre\"

Natural de Navarra, Espanha, S. Francisco Xavier foi uns dos primeiros jesuítas a ingressar na Companhia de Jesus, fundada em 1534. Em virtude de sua intensa atividade missionária na Índia e Japão, criando, nos vilarejos e cidades por onde passava, comunidades e centros de evangelização, é considerado o Paulo do Oriente. O êxito de seu trabalho apostólico se deveu também ao seu poder de adaptação aos costumes e à cultura local, fazendo-se \"oriental? com os orientais. Morreu na ilha de São Chao, aos 46 anos, quando se preparava para retornar à China. É invocado com a seguinte oração:
Amabilíssimo santo, todo cheio de caridade e zelo; convosco, respeitosamente, adoro a divina Majestade e, porque singularmente me comprazo no pensamento dos dons especiais da graça com que fostes enriquecido em vida e na glória de vossa morte, rendo por eles as mais fervorosas ações de graça e suplico-vos, com todo o meu coração, que me alcanceis, por vossa poderosa caridade invocando também o vosso bendito nome.