Consulta diaria


Primeira leitura: Rm 10,9-18: 
A fé vem da pregação e a pregação se faz pela palavra de Cristo.
Salmo: Sl 18(19A),2-3.4-5 (R. 5a): 
Seu som ressoa e se espalha em toda terra.
Evangelio: Mt 4,18-22: 
Imediatamente deixaram as redes e o seguiram.

 

 

Quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse a eles: 'Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens.' Eles, imediatamente deixaram as redes e o seguiram. Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou. Eles, imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.

Comentário

O lago da Galileia era rico em pesca e em torno dele havia várias aldeias de pescadores. Os irmãos Andrés e Pedro moravam em Cafarnaum e de lá iam pescar todas as noites. Também aí tinham seu "negócio familiar" Zebedeu e seus filhos João e Tiago. Estes simples pescadores são os primeiros convidados a colaborar com Jesus em sua missão. Os quatro chamados estão realizando diferentes tarefas: alguns estão jogando as redes no mar e os outros consertando as redes... são funções complementares e necessárias para sua tarefa. Não se pode pescar sem lançar as redes... e redes rasgadas não pegam peixes. Os quatro apressadamente deixam o que estão fazendo para seguir a Jesus. Hoje somos chamados a exercer funções diferentes e necessárias dentro do mesmo seguimento de Jesus. Todos nós temos uma missão diferente de acordo com nossos carismas e nossa realidade. Alguns de nós têm que “lançar redes” e outros precisam repará-las. Estamos dispostos a deixar nossos próprios projetos para seguir a Jesus?

Santo do Dia
S. André
séc. I ? apóstolo ? \"André? quer dizer \"varonil?, \"robusto?

André era irmão de Simão Pedro e um dos doze apóstolos. João Evangelista conta que certo dia João Batista estava com dois discípulos quando viu Jesus passando. Apontando então para ele João disse: \" Eis o Cordeiro de Deus?. André, ouvindo estas palavras, sentiu-se atraído pelo Mestre e o seguiu até onde Jesus morava e começou a viver com ele. E ficou tão entusiasmado que ao encontrar com seu irmão Simão disse: \"Encontramos o Messias!? E Simão ficou também com Jesus (João 1,35ss). Santo André era de Betsaida, na Galiléia (João 1,44). Segundo as tradições conservadas por Eusébio, o apóstolo André pregou na Bitínia, na Cízia, na Mace -dônia e na Acaia, onde morreu crucificado em uma cruz em forma de X. As Atas de seu martírio remontam ao século IV, revestindo-se na forma de uma carta em que os presbíteros de Patras comunicam à Igreja universal a morte do apóstolo André. É representado jovem, vestido de uma túnica e manto, sempre acompanhado da cruz em forma de X (cruz decussada) ou cruz de Santo André.