Consulta diaria


Primeira leitura: Dn 6,12-28: 
O meu Deus enviou seu anjo e fechou a boca dos leões.
Salmo: Dn 3,68. 69. 70. 71. 72. 73. 74 (R. 59b): 
Louvai-o e exaltai-o, pelos séculos sem fim!
Evangelio: Lc 21,20-28: 
Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete.

 

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. Então, os que estiverem na Judéia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.

Comentário

Jesus anuncia com uma linguagem apocalíptica muito típica dos profetas do Primeiro Testamento, que o "dia do Senhor" ou o "dia da vingança" chegou. Seu anúncio enfatiza a destruição de Jerusalém, cidade onde reside o poder político, econômico e religioso do seu tempo. Todo um sistema de dominação, que se opõe à proposta de Jesus, cairá de forma retumbante. O anúncio de Jesus não é assustar os discípulos pelo que vai acontecer, mas é um chamado à esperança: os poderes deste mundo não são mais fortes que o poder de Deus. A vitória é do Filho do Homem anunciada pelo profeta Daniel (cf. Daniel 7, 13-14). Desde nossas comunidades também somos chamados a ser portadores de esperança e não desanimar pelos momentos difíceis que vivemos. Embora nos pareça que nada tem remédio e que tudo permanecerá igual, devemos continuar lutando com a certeza de que o bem vencerá o mal.

Santo do Dia
S. Tiago de Marca
\"Tiago? corresponde a \"Jacó?, que em hebraico quer dizer
\"que Deus proteja?

Tiago de Marca nasceu em Monteprandone, Itália, em 1394. Formado em Direito Civil, trabalhou como tabelião em Perúgia. Impressionado e indignado pela injustiça que se cometia em nome da lei, resolveu mudar radicalmente o seu estilo de vida, ingressando na Ordem Franciscana. Pregador inflamado, percorreu a Europa inteira, especialmente a Hungria e a Alemanha. A pedido de Calisto III exerceu o espinhoso cargo de inquisidor geral contra os hereges, procurando conciliar compaixão e a ortodoxia da religião. Terminou seus dias em avançada idade e na mais completa solidão, em um convento em Nápoles.