Consulta diaria


Primeira leitura: 2Cor 3,15-4,1.3-6:   
Deus fez brilhar a sua luz em nossos corações, para tornar claro o conhecimento da sua glória.
Salmo: Sl 84,9ab10. 11-12. 13-14 (R. Cf. 10b): 
A glória do Senhor habitará em nossa terra.
Evangelio: Mt 5,20-26:    
Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão.

 

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal'. Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: 'patife!' será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de 'tolo' será condenado ao fogo do inferno. Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo.

Comentário

No projeto de Jesus, o amor está acima de tudo. A opção pela vida, a fraternidade e o amor são pilares fundamentais da comunidade cristã. No texto de hoje, o convite de Mateus é para superar as atitudes incoerentes dos escribas e fariseus, que haviam constituído o cumprimento de preceitos da lei acima da fraternidade e da sadia convivência. Hoje mais do que nunca é necessário atender ao chamado de Jesus, especialmente porque há muita intolerância nas ruas e nos campos, porque as pessoas não resolvem com diálogo seus conflitos, querem atropelar e passar por cima do outro sem importar como; as diferenças culturais e religiosas abrem espaço para o ódio e a inimizade. Por esta razão, para Jesus não há alternativa senão o amor e, consequentemente, não pode haver um autêntico culto a Deus se não houver reconciliação com o irmão. Levando em conta o exposto, sou capaz de aceitar esta proposta de Jesus como modelo de vida com meus irmãos?

Santo do Dia
S. Antônio de Pádua ou de Lisboa
1195-1231 ? doutor da Igreja ? \"Antônio? quer dizer \"aquele que vai à frente?.
É o \"santo casamenteiro? e dos objetos perdidos. Protetor das estéreis

Natural de Lisboa, Portugal, S. Antônio foi um importante pregador itinerante do século XIII. Ligado aos agostinianos, estudou teologia em Coimbra, onde conhecera os relatos do martírio dos cinco franciscanos mortos em Marrocos. Desejoso de tornar-se também mártir, ingressou no pequeno convento franciscano em S. Antônio dos Olivais, mudando o nome Fernando para frei Antônio. Chegou a partir para Marrocos, mas caiu doente, tendo de retornar a Portugal. As intempéries, porém, fizeram o navio aportar na Sicília. Na Itália conheceu Francisco de Assis e, incentivado por ele, inicia sua pregação itinerante, surpreendendo a todos com sua sabedoria e conhecimento. É invocado com a seguinte oração:

Glorioso S. Antônio, que tivestes a sublime dita de abraçar e afagar o Menino Jesus, alcançai-me deste mesmo Jesus a graça que vos peço e vos imploro do fundo do meu coração (pede-se a graça). Vós que tendes sido tão bondoso para com os pecadores não olheis para os meus pecados, mas antes fazei valer vosso grande prestígio junto a Deus para atender meu insistente pedido. Amém.