Consulta diaria


Primeira leitura: 2Cor 1,1-7: 
Deus nos consola para que possamos consolar os que se acham em toda e qualquer aflição.
Salmo: Sl 33 (34),2-3.4-5.6-7.8-9 (R. 9a):    
Provai e vede quão suave é o Senhor!
Evangelio: Mt 5,1-12a: 
Bem-aventurados os pobres em espírito.

 

 

Naquele tempo: Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los: 'Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.

Comentário

As bem-aventuranças são o centro da mensagem e da práxis de Jesus, sem dúvida, o itinerário da espiritualidade cristã. É claro que os pobres aparecem como os principais destinatários do projeto de Jesus. E isso não é porque eles são os melhores, mas como é refletido no Antigo Testamento, Deus foi revelado de maneira parcial ao lado dos deserdados e marginalizados da história. Deus decidiu forjar seu projeto salvífico com os pobres como protagonistas. No entanto, todo esse plano desde as bem-aventuranças não se dá sem as outras coordenadas, é preciso lutar pela justiça, pela paz e pelo bem. As bem-aventuranças devem ser um requisito para todo cristão, elas devem ser os principais indicadores com os quais nossa espiritualidade é avaliada. Nessas palavras surge a alegria que dá razão à nossa existência e dá sabor à nossa vida. Perguntemo-nos em sintonia com as bem-aventuranças: são estas que imprimem o selo da minha espiritualidade cristã? Minha vida reflete as bem-aventuranças de Jesus?

Santo do Dia
B. João Dominici
1376-1420 ? missionário e pregador dominicano ? \"João? significa
\"O Senhor é misericordioso?

Natural de Florença, aos dezoito anos ingressou no convento dominicano de Santa Maria Novella. Era uma pessoa amável para com todos, dedicada aos estudos e à oração e dotado de extraordinária memória. Ganhou a estima e a consideração de todos. Contam que um dia desfez-se em pranto aos pés de uma imagem de S. Catarina, suplicando-lhe que lhe desse o dom da eloqüência. Sua língua milagrosamente se desatou e a fluência das palavras se lhe tornou natural. Tornou-se então um pregador de fama, admirado e venerado por todos os habitantes das cidades da Itália. Além de teólogo respeitado, foi poeta, exegeta, pedagogo e teólogo de renome. Como escritor, deixou-nos vários hinos litúrgicos, comentários bíblicos e trabalhos de cunho pedagógico. Destacou-se também como reformador de mosteiros. Participou ativamente do Concílio de Constança (1417) que pôs fim ao cisma do Ocidente com a renúncia do papa Gregório XII e a eleição de Martinho V. Morreu a caminho da Hungria, onde se estabeleceria como missionário.