Consulta diaria

Primeira leitura: Fl 3,3-8a: 
Essas coisas, que eram vantagens para mim, considerei-as como perda, por causa de Cristo.
Salmo: Sl 104 (105),2-3. 4-5. 6-7 (R. 3b): 
Exulte o coração dos que buscam o Senhor!
Evangelio: Lc 15,1-10: 
Haverá alegria no céu por um só pecador que se converte.

 

Naquele tempo: Os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. 'Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles.' Então Jesus contou-lhes esta parábola: 'Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: 'Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!' Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: 'Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!' Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte.

Comentário

O conhecimento supremo de Cristo Jesus é a máxima aspiração de Paulo; o resto pode considerar-se como perda. Essas frases paulinas penetram a inteligência porque transmitem o que há no coração e estão entrelaçadas em sua experiência de vida. O Apóstolo é convincente porque está convencido do Evangelho. Igualmente, cada um dos cristãos devemos orgulhar-nos pelo conhecimento supremo de nosso Senhor, a ponto de considerar tudo o mais como lixo. Paulo não diz que esse conhecimento sublime de Cristo seja esotérico ou acessível a uns quantos. Ele fala daquilo que constata em sua própria pessoa, em duas características: o poder da ressurreição e a solidariedade em seus padecimentos. O selo distintivo do cristão é justamente o da fé pascal. As dores e limitações agora experimentados, não são senão convite à graça da ressurreição. Ficam inutilizadas se não nos transformam no Ressuscitado. Há muitos lugares e muitos corações que aguardam conhecer a Cristo, não em sua cruz, mas na força de sua ressurreição. Até ali o Evangelho deve ser levado. 

Santo do Dia
S. Godofredo
1065-1115 ? bispo ? \"Godofredo?
quer dizer \"protegido por Deus?


Nascido em Soissons, foi sagrado bispo de Amiens, em 1104. Seu pai tornou-se monge no convento de Nogent, e um dos seus irmãos, Odon ou Odão, viveu solitário no monte de S. Quentim. Em 1095, Godofredo restaurou o mosteiro de Nogent-sous-Couci, fazendo reflorir a espiritualidade de monges e fiéis. Ao ser eleito bispo, entrou descalço na cidade e colocou-se ao lado do povo simples, defendendo-o contra a ganância dos poderosos. Condenou com veemência os abusos do clero e procedeu à reforma das comunidades religiosas. Pressionado por intrigas políticas e religiosas, renunciou ao episcopado, retirando-se para a Cartuxa de Grenoble. O povo de Amiens, entretanto, enviou delegados à Santa Sé, pedindo a volta do santo bispo, que em nome da obediência religiosa reassumiu suas funções episcopais em Amiens. Veio a falecer logo depois no dia 8 de novembro de 1115.