Consulta diaria

Primeira leitura: Gl 3,1-5: 
Recebestes o Espírito pela prática da Lei ou pela fé através da pregação?
Salmo: Lc 1,69-70. 71-72. 73-75 (R. Cf. 68): 
Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou!
Evangelio: Lc 11,5-13: 
Pedi e recebereis.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: E Jesus acrescentou: 'Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: 'Amigo, empresta-me três pães, porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer', e se o outro responder lá de dentro: 'Não me incomoda! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães'; eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e, para quem bate, se abrirá. Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!'

Comentário

 

Pedir, buscar, bater à porta: são três tarefas daqueles que buscam o Reino. Somos todos peregrinos. Nossa identidade é a de quem busca o sentido da vida. É necessário buscar, caminhar, sair de nós mesmos para viajar ao mais íntimo de nós mesmos e encontrarmos ali a água da vida. Somos seres pobres, precisamos de ajuda. Sentimo-nos perdidos, precisamos buscar o caminho, o tesouro escondido do reino. Somos gente sem lar, precisamos bater às portas para encontrar uma casa que nos acolha. Somos como órfãos sem uma casa fixa. Este Deus do reino que Jesus revela, este Pai amoroso não se esconde, escuta a chamada, mas não abre se não batemos à porta. Está esperando nossa iniciativa. Então abre a porta e acolhe o peregrino. Não é como o amigo da parábola que custa a abrir a porta e somente a abre para que fique em paz e possa dormir. Deus não dorme, Ele deseja que batamos à sua porta. Se batemos Ele abre e nos convida para uma ceia onde nos demonstra todo o seu amor.

Santo do Dia

S. Alexandre Sáuli

1530-1592 ? bispo ? \"Alexandre? quer dizer \"
defensor dos homens?

Alexandre Sáuli nasceu em Milão, em 1530. Jovem ainda, ingressou na comunidade religiosa de S. Barnabé ou Barnabitas, dedicados à pregação e à educação da juventude. Professor de filosofia na universidade de Pávia, foi eleito superior geral da ordem e, mais tarde, bispo, sagrado por S. Carlos Borromeo. Sua ação pastoral foi intensa: fundou colégios e seminários; promoveu freqüentes visitas aos seus fiéis; favoreceu e incentivou a formação intelectual e espiritual do clero e zelou pela ortodoxia. Em 1591, foi nomeado bispo de Pávia, vindo a falecer no ano seguinte. Foi canonizado por Pio X, em 1904.