Consulta diaria

Primeira leitura: Jó 42,1-3.5-6.12-16 (hebr. 1-3.5-6.12-17): 
Agora, eu o vejo com meus olhos. Por isso me retrato.
Salmo: Sl 118,66. 71. 75. 91. 125. 130 (R 135a): 
Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos.
Evangelio: Lc 10,17-24: 
Ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu.

 

Naquele tempo: Os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: 'Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome.' Jesus respondeu: 'Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu.' Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: 'Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.' Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: 'Felizes os olhos que vêem o que vós vedes! Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir.'

Comentário

 

A comunidade que caminha em nome de Jesus carrega consigo um projeto tão bonito que até os poderes instalados neste mundo se rendem frente ao testemunho de seus anunciadores. As forças do mal retrocederão gradualmente. Porém, sua alegria maior é porque seus nomes já estão na lista de Deus. Este é para Jesus o método de como Deus age a partir da pequenez e da gratuidade. E é tão bonito experimentar esta ação de Deus que provoca nos lábios de Jesus, e unidos a Ele em nossos próprios lábios, um hino de alegria, um louvor, um método de oração para ser copiado e expresso em nossas reuniões, em nossas leituras orantes da palavra. Louvamos a Deus porque revelou ao povo simples, a essa gente dos bairros marginalizados, a essas mulheres lutadoras incansáveis em seu trabalho evangelizador, a essas comunidades eclesiais de base inseridas na vida do povo. A tanta gente simples que não aparece nas manchetes dos jornais mas que vão tecendo a vida digna com os valores do evangelho.

Santo do Dia

S. Maria Francisca das Cinco Chagas

1715-1791 ? mística franciscana ? \"Maria? significa \"aquela
que é excelsa, sublime? ? \"Francisca? por sua vez quer significar
\"aquela que é sincera, livre e independente?

Nasceu em Nápoles, aos 25 de março de 1715. Sentindo-se atraída à vida consagrada, não quis casar, preferindo ingressar na Ordem Terceira de S. Francisco, sendo por isso perseguida por seus familiares. Tornou--se então uma das grandes místicas, cujas provações não foram pequenas. Além das profundas crises de fé, padeceu atrozes sofrimentos, mas manteve-se fiel a Deus, procurando-o incessantemente. Grande devota da Santíssima Trindade, meditava continuamente sobre a paixão, morte e ressurreição de Jesus. É chamada \"Maria Francisca das Cinco Chagas? porque, no fim de sua vida, recebeu os estigmas, como S. Francisco de Assis. Morreu em 1791, em Nápoles.