Consulta diaria

Primeira leitura: 1Cor 8,1b-7.11-13: 
Pecando contra os irmãos e ferindo a consciência deles, que é fraca, é contra Cristo que pecais.
Salmo: Sl 138(139),1-3. 13-14ab-23-24 (R.24b):
Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!
Evangelio: Lc 6,27-38: 
Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso.

 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: A vós que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam. Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica. Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus. Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos.'

Comentário

Devemos ler de joelhos o evangelho de hoje. Sempre que lemos o evangelho pisamos terra santa, mas alguns textos, colhem a flor e a nata dessa mesma boa notícia. É o caso deste texto revolucionário, imprescindível para que o mundo siga seu curso. Como dirá Gandhi se seguimos com a lei de talião, "olho por olho", chegará um dia em que a humanidade já não terá olhos. Este texto nasce da identidade de Deus que revela Jesus: o compassivo, aquele que não tem fronteiras para seu amor e compaixão, que expressa seu poder não tanto pela criação do universo, mas por seu amor e sua misericórdia. Para o evangelho de Jesus o amor, a capacidade de perdão, são uma força revolucionária para que este mundo violento tenha vida. Para Jesus somente o amor transformará o mundo. As guerras de religiões não o transformaram, nem a paz fictícia de um mundo armado. Somente abrindo fronteiras do coração e fronteiras entre países, somente amando os inimigos, rezando pelos que nos caluniam semearemos o evangelho.

Santo do Dia

S. João Crisóstomo

349-407 ? bispo e doutor da Igreja ? \"João? significa \"o Senhor
é misericordioso? e \"Crisóstomo?, \"boca de ouro?

Natural de Antioquia, S. João Crisóstomo foi bispo de Constantinopla em 397, destacando-se como insigne pregador, escritor e reformador dos costumes do clero e do povo. Suas veementes denúncias contra o mau uso das riquezas e as injustiças praticadas pelos ricos contra os pobres custaram-lhe não poucas perseguições e o exílio em Cucusus (Armênia) e depois em Comana (Ponto, Ásia Menor), onde morreu vítima dos maus tratos. Dizia: Sobrevêm muitas ondas e fortes tempestades, mas não tememos afogar, pois estamos firmados sobre a pedra. Enfureça-se o mar, não tem forças para destruir a pedra. Ergam-se as vagas, não podem submergir o navio de Cristo. Pergunto eu: que temeremos? A morte? Para mim, viver é Cristo, e morrer é lucro (Fl 1,21) ? (cf. Liturgia das horas, p. 1257, v. IV).