Consulta diaria

Primeira leitura: Jr 31,31-34: 
Concluirei uma nova aliança e não mais lembrarei o seu pecado.
Salmo: Sl 50,12-13. 14-15. 18-19 (R. 12a): 
Ó Senhor, criai em mim, um coração que seja puro!
Evangelio: Mt 16,13-23: 
Tu és Pedro. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus.

 

Naquele tempo: Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: 'Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?' Eles responderam: 'Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas.' Então Jesus lhes perguntou: 'E vós, quem dizeis que eu sou?' Simão Pedro respondeu: 'Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.' Respondendo, Jesus lhe disse: 'Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus.' Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias. Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que devia ir à Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: 'Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!' Jesus, porém, voltou-se para Pedro, e disse: 'Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus mas sim as coisas dos homens!'

Comentário

Conhecer a identidade de Jesus, conhecer o Mestre, é um dos elementos vitais do evangelho de hoje. Com efeito, é Jesus quem pergunta a seus amigos com quem vieram compartilhando vários momentos em sua missão, que tanto o conhecem. Como se pode observar, Jesus decidiu avaliar sua missão. É Pedro quem se apressa a conduzir-nos para o conhecimento de Jesus como o Messias, Filho de Deus. Não obstante, por mais que o reconheça assim, Pedro não entendeu nada de Jesus. Na sua mentalidade o Messias não deveria sofrer, antes, deveria reinar sobre a casa de Israel e as demais nações. Jesus interpreta isto como uma tentação diabólica e recrimina a Pedro que enxerga a missão de Jesus com olhos humanos e não sob o desígnio de Deus. Por isto, exige que se afaste dele (Vai para longe, Satanás!), ou seja, deve seguir a Jesus pelo caminho da cruz. Quantas vezes nos enganamos com falsas ideias sobre o projeto de Jesus e preferimos fazer o nosso caminho ao invés do seu!

Santo do Dia

S. Osvaldo da Nortúmbria

c. 605-642 ? rei e mártir ? \"Osvaldo? significa
\"aquele que venera e assiste os deuses? ou ainda aquele que
é misericordioso, protetor?

O rei e mártir irlandês S. Osvaldo viveu por volta de 605 e morreu em Maserfelth, em 642. Era casado com Cyneburga, filha de Cynegils, primeiro rei cristão de Wessex. Convertido à fé católica, conseguiu que um grupo de missionários, liderados por S. Aidan, evangelizasse o reino da Nortúmbria. Ele próprio procurava interpretar a palavra de Deus para seus soldados e capitães. Tombou no campo de batalha e, logo depois da morte, foi venerado pelo povo. Seu culto espalhou-se pela Alemanha e norte da Itália.