Consulta diaria

Primeira leitura: Jr 30,1-2.12-15.18-22: 
Eu te tratei com rudeza por causa do teu endurecimento no pecado. Mudarei a sorte das tendas de Jacó.
Salmo: Sl 101, 16-18. 19-21. 29.22-23 (R. 20b): 
O Senhor olhou a terra do alto céu.
Evangelio: Mt 14,22-36: 
'Senhor,manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água.'

 

Depois que a multidão comera até saciar-se, Jesus mandou que os discípulos entrassem na barco e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões. Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho. A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados, e disseram: 'É um fantasma'. E gritaram de medo. Jesus, porém, logo lhes disse: 'Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!' Então Pedro lhe disse: 'Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água.' E Jesus respondeu: 'Vem!' Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e começando a afundar, gritou: 'Senhor, salva-me!' Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: 'Homem fraco na fé, por que duvidaste?' Assim que subiram no barco, o vento se acalmou. Os que estavam no barco, prostraram-se diante dele, dizendo: 'Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!' Após a travessia desembarcaram em Genesaré. Os habitantes daquele lugar, reconheceram Jesus e espalharam a notícia por toda a região. Então levaram a ele todos os doentes; e pediam que pudessem, ao menos, tocar a barra de sua veste. E todos os que a tocaram, ficaram curados.

Comentário

A dúvida, a incerteza, a insegurança fazem parte de nossos projetos de vida. Sempre estão presentes essas situações onde o medo obscurece nosso caminho. O evangelho de hoje ajuda-nos a conhecer a situação da comunidade de Mateus que se lançou para a outra margem, navegando para longe. Não obstante, a barca sem Jesus vacila em meio às tormentas e nuvens escuras. Com efeito, vemos no texto bíblico que Jesus parece nos abandonar à própria sorte, e notamos também um Jesus desconhecido pela comunidade que até o confundem com um fantasma. Contudo, Pedro o reconhece quando é capaz de caminhar sobre as águas na direção dele. O barco é o símbolo da comunidade e da fé; comunidade capaz de reconhecer Jesus como Filho de Deus. Muitas vezes, fazemos com que o barco de nossa vida navegue pelo mundo sem a presença de Jesus; com medo parecemo-nos com esse Pedro que exclama: "Senhor, salva-me!" No entanto, orientamos nosso barco para ir à outra margem com Jesus?

Santo do Dia

S. Caetano

1480-1547 ? fundador ? \"Caetano? quer dizer \"natural da cidade de Gaeta?

Catetano de Tiene nasceu em 1480, em Vicência, Itália. Em Pádua, estudou Direito Civil e Direito Canônico. Sacerdote aos 40 anos, fundou a Congregação dos Padres Regulares ou Teatinos, cuja finalidade principal era a renovação do clero. Contemporâneo de Lutero, contribuiu para a reforma da Igreja. Partindo das bases, fez sua atividade pastoral recair primeiramente sobre os pobres e deserdados. Lançou-se de corpo e alma às tarefas urgentes da época, inserindo-se nos meios populares. E o fez sem medo de perder a identidade de religioso e contemplativo. Foi, portanto, o precursor de um novo estilo de vida religiosa, mais sensível às mudanças e transformações dos tempos modernos. O conceito de \"fuga do mundo? começa a ser repensado, dando lugar ao da inserção no mundo, do compromisso com o homem, sujeito da história e colaborador de Deus na construção da sociedade. Certa vez disse: \"Não temas. Mesmo que todos os santos e todo mundo te abandonem, ele, Jesus, estará sempre pronto para socorrer-te nas tuas necessidades?. Morreu em Nápoles, em 1547.