Consulta diaria

Primeira leitura: Lm 2,2.10-14.18-19: 
Grite o teu coração ao Senhor, em favor dos muros da cidade de Sião.
Salmo: Sl 73,1-2. 3-4. 5-7. 20-21 (R. 19b): 
Não esqueçais até o fim a humilhação dos vossos pobres.
Evangelio: Mt 8,5-17: 
Muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa junto com Abraão, Isaac e Jacó.

 

Naquele tempo: Quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia. Jesus respondeu: Vou curá-lo. O oficial disse: Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. Pois eu também sou subordinado e tenho soldados debaixo de minhas ordens. E digo a um : Vai!, e ele vai; e a outro: Vem!, e ele vem; e digo ao meu escravo: Faze isto!, e ele faz. Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó, enquanto os herdeiros do Reino serão jogados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes. Então, Jesus disse ao oficial: Vai! e seja feito como tu creste. E naquela mesma hora o empregado ficou curado. Entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra dele deitada e com febre. Tocou-lhe a mão, e a febre a deixou. Ela se levantou, e pôs-se a servi-lo. Quando caiu a tarde, levaram a Jesus muitas pessoas possuídas pelo demônio. Ele expulsou os espíritos, com sua palavra, e curou todos os doentes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: Ele tomou as nossas dores e carregou as nossas enfermidades.

Comentário

Se alguma coisa podemos aprender dos evangelhos sobre o ministério de Jesus é que ele esteve nos cenários onde a vida mais reclamava seus direitos, carecia de dignidade e justiça. Este movimento existencial do Mestre foi possível não só por sua fé em Deus, pela coerência de suas palavras e a autoridade de suas ações, mas por sua reação diante da fé, das palavras e situações dos angustiados e oprimidos pelo poder político e religioso. As narrativas do evangelho de hoje da cura do filho do centurião e da sogra de Pedro evocam este impulso da compaixão de Jesus. A fé recíproca, a palavra compartilhada e o gesto inter-humano devem ser acontecimentos de humanização. Reivindiquemos a palavra como expressa o poeta venezuelano Rafael Cadenas em sua poesia: "Que cada palavra traga consigo o que diz. Que seja como o tremor que a sustenta. Que se mantenha como grito. […] Devo colocar peso em minhas palavras. Elas me possuem tanto como eu as possuo". Sua vida é "palavra e experiência de Deus"?

Santo do Dia

S. Raimundo Lulo

1235-1316 ? \"Raimundo? quer dizer \"protetor do conselho?.


Raimundo Lulo nasceu e morreu em Maiorca, nas Ilhas Baleares. Foi martirizado em Bejaia, Argélia, aos 80 anos de idade. Ele próprio assim resumiu sua vida: Fui casado, tive filhos, fui rico, gostei do mundo e dos prazeres. Depois tudo deixei pela glória de Deus, pelo bem dos irmãos, e com vistas na propagação da verdadeira fé. Aprendi o árabe e muitas vezes fui à terra dos sarracenos. Pela minha fé, fui flagelado e encarcerado. Durante 45 anos procurei interessar os chefes da Igreja e os príncipes cristãos no bem público. Agora que sou velho e pobre, o meu ideal é sempre o mesmo e tal se manterá até a minha morte? (apud Leite, op. cit., vol. II, p. 268). Foi um dos maiores gênios da Idade Média. Deixou escritas numerosas obras de teologia, filosofia, ciência, pedagogia, romances filosóficos, poemas líricos e místicos.