Consulta diaria

Primeira leitura: 2Rs 19,9b-11.14-21.31-35a.36: 
Protegerei esta cidade e a salvarei em atenção a mim mesmo e ao meu servo Davi.
Salmo: Sl 47,2-3a. 3b-4. 10-11 (R. Cf. 9d): 
O Senhor estabelece sua cidade para sempre.
Evangelio: Mt 7,6.12-14: 
Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com os pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem. Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram!

Comentário

No evangelho de hoje Jesus propõe três caminhos para se viver de um modo novo. O primeiro, "Não deis aos cães as coisas santas". Jesus quer proporcionar ao crente um horizonte de ação que se torne universal: o reino de Deus e sua justiça está destinado a todos os seres humanos. Esta perspectiva supõe eliminar a discriminação por razões de fé, reconhecer o outro como interlocutor válido, e criar um cenário de diálogo e de respeito compartilhado. O segundo, "Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles". A chamada regra de ouro pertence à tradição religiosa da humanidade. Jesus a retoma com um sentido de praticar a justiça reciprocamente e evitar a justificação da violência. O terceiro, "Entrai pela porta estreita": enfatiza o modo sapiencial de expor duas formas de orientar-se na vida: a daqueles que buscam a degradação humana ou a dos que assumem a vida como projeto de humanização. "Na realidade, somente existe a direção que tomanos, o que posso ter sido já não vale" (Mario Benedetti).

Santo do Dia

B. José Maria Escrivá

1902-1975 ? fundador ? \"José? quer dizer \"que Deus acrescente?.

Natural de Barbastro, Espanha, José Maria Escrivá foi o fundador do Opus Dei (1928), aprovado pela Santa Sé em 1950 e erigido em Prelazia pessoal em 1982, por João Paulo II. Devoto de Maria e dos anjos custódios, tinha na celebração eucarística o cerne de sua vida interior. Em 1943, fundou a Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz. Seu mérito foi impelir os leigos, homens e mulheres, à santidade, que, sem mudar o próprio estado de vida, se empenham no perfeito cumprimento dos deveres profissionais, sociais e familiares e do zelo na ação apostólica. Abria-se, então, aos leigos um caminho de perfeição como o dos consagrados, mas sem emissão de votos ou uso de hábitos particulares, sem distanciamento dos modos exteriores de vida do próprio ambiente social.
Ó Deus, por intercessão do B. José Maria, concedei-me alcançar o caminho de santificação no trabalho profissional e no cumprimento dos meus deveres cotidianos de cristão. Fazei também que eu saiba converter todos os momentos e circunstâncias de minha vida em ocasião de vos amar, e de servir com alegria e com simplicidade a Igreja. Dignai-vos outorgar a canonização do B. José Maria e concedei-me por sua intercessão o favor que vos peço...