Consulta diaria

Primeira leitura: 2Rs 17,5-8.13-15a.18: 
O Senhor rejeitou Israel para longe da sua face, restando apenas a tribo de Judá.
Salmo: Sl 59, 3. 4-5. 12-13 (R. 7b): 
Vossa mão nos ajude, ouvi-nos Senhor!
Evangelio: Mt 7,1-5: 
Tira primeiro a trave do teu próprio olho.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Não julgueis, e não sereis julgados. Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes. Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? Ou, como podes dizer ao teu irmão: deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu mesmo tens uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão.

Comentário

Talvez por causa dos preceitos religiosos, convenções sociais ou ideologias, a predisposição para "julgar" duramente o próximo, tornou-se "legítimo direito". De fato, criticar ou questionar o outro, longe de ser um exercício fraterno e construtivo, passou a ser uma condenação impiedosa e violenta. Este modo de proceder caracteriza, não somente a vida institucional e profissional, mas também a vida familiar e eclesial. Na leitura de hoje, o ensinamento de Jesus supõe uma mudança profunda no modo de julgar e de relacionar-nos. (1) Convida-nos a olhar o outro sem preconceitos, a reconhecê-lo em sua diferença e valorizar suas capacidades, limites e possibilidades. (2) Propõe-nos transmitir com as palavras, atitudes e ações uma disponibilidade para o perdão e a reconciliação recíproca. (3) Chama-nos a iluminar e curar o próprio ressentimento, a assumir os erros e a reconhecer as perdas para ter a oportunidade de reorientar a vida. Você está disposto a avaliar a qualidade de suas relações e julgamentos partindo da proposta do Evangelho?

Santo do Dia

S. Máximo de Turim

? 423 ? \"Máximo? significa \"aquele que é o maior?

Máximo viveu no século IV, no Piemonte, Itália e morreu em 423. É tido como o fundador da diocese de Turim. Deixou escrito numerosos Sermões e Homilias. É representado ao lado de uma cabra, pois, segundo a tradição, o Santo recolhia-se a um lugar solitário para rezar. Seus adversários ficaram deveras curiosos para saber o que o Santo andava fazendo e enviaram alguém para espioná-lo. Acometido de sede mortal e já sem forças, o espião deparou com o Santo puxando uma cabra. Com o leite do animal, pôde matar a sede.