Consulta diaria

Primeira leitura: At 11,21b-26; 13,1-3: 
Barnabé era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé.
Salmo: Sl 97 (98),1. 2-3ab. 3cd-4. 5-6 (R. 2a): 
O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.
Evangelio: Mt 10,7-13: 
De graça recebestes, de graça deveis dar!

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Em vosso caminho, anunciai: O Reino dos Céus está próximo. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento. Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. Ao entrardes numa casa, saudai-a. Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz.

Comentário

Neste dia a Igreja celebra a memória de São Barnabé, companheiro de Paulo na missão de anunciar o evangelho aos povos pagãos. Por isso, a leitura que a liturgia de hoje nos propõe é o envio dos Apóstolos para a missão. O objetivo da missão é anunciar que o Reino de Deus, essa sociedade de irmandade, igualdade e justiça, tão sonhada pelo coração humano, chegou com Jesus de Nazaré. Se Jesus está no meio da humanidade libertando e humanizando, é porque Deus está reinando sobre o seu povo. Anunciar o Reino de Deus é mostrar com palavras e ações que o amor é mais forte que a morte, que o bem pode triunfar sobre o mal. O papa Francisco quer uma Igreja em saída, em missão misericordiosa e samaritana, anunciando a boa nova do perdão de Deus para todos os que queiram aceitar seu amor paternal. Que este dia de São Barnabé, seja um dia de compromisso missionário para ajudar homens e mulheres a se abrirem ao amor e à misericórdia infinita de Deus.

Santo do Dia

S. Barnabé, Apóstolo

séc. I ? apóstolo ? \"Barnabé? quer dizer \"filho da exortação?
ou \"da consolação?

Natural de Chipre, Barnabé não pertencia ao grupo dos Doze, mas a tradição cristã lhe atribui o título de apóstolo, ao lado de Pedro, Paulo, Tiago e João, colunas da Igreja. Colaborador e amigo pessoal de Paulo, acompanhou-o em sua primeira viagem apostólica a Chipre. Pregou o Evangelho em Antioquia onde, pela primeira vez, os seguidores de Jesus foram chamados \"cristãos?. Participou do Concílio de Jerusalém. É considerado o fundador da Igreja em Chipre, onde, segundo a tradição, morreu apedrejado.