Consulta diaria

Primeira leitura: Gn 3,9-15: 
Porei inimizade entre a tua descendência e a descendência da mulher.
Salmo: Sl 129,1-2.3-4ab.4c-6.7-8 (R. 7): 
No Senhor toda graça e redenção!
Segunda leitura: 2Cor 4,13-18- 5,1: 
Nós também cremos e, por isso, falamos.
Evangelio: Mc 3,20-35: 
Satanás será destruído.

 

Naquele tempo: Jesus voltou para casa com os seus discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si. Os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Belzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno. Jesus falou isso, porque diziam: Ele está possuído por um espírito mau. Nisso chegaram sua mãe e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura. Ele respondeu: Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos? E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: Aqui estão minha mãe e meus irmãos. Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

Comentário

O coração de Jesus cresceu junto ao coração de sua Mãe. Os dois corações pulsaram nove meses em uníssono e depois continuaram pulsando ao ritmo do amor a Deus que os unia e que se expressava num desejo imenso de que Deus reinasse no mundo com seu amor e sua misericórdia. Se onde está nosso tesouro está nosso coração, em Jesus estava o coração de Maria. Jesus era seu tesouro. Nele estava seu coração. Pulsou por Ele. Esquecida de si mesma, viveu por Ele, e uma espada a atravessou quando Jesus se entregava ao Pai na Cruz. De Maria não aprendemos doutrinas nem mandamentos, mas essa meneira de ser que agrada a Deus, que nasce do seguimento de Jesus e se manifesta no serviço aos demais. Ela deve modelar os nossos corações. Celebrar o coração de Maria é chegar a ter seus mesmos sentimentos e aprender dela esse discipulado fiel que a levou daquele Sim em Nazaré, na Anunciação, até o Sim do amor até o martírio, no Calvário.

Santo do Dia

São José de Anchieta

1534-1597 ? \"José? quer dizer \"que Deus acrescente? ? \"Anchieta?
quer dizer \"pantanais?


Nasceu em Tenerife, Ilhas Canárias, e chegou ao Brasil em 1553. É um dos co-fundadores da cidade de São Paulo (25/1/1554). Apóstolo do Brasil, percorreu o país inteiro, evangelizando, fundando obras sociais e religiosas, escrevendo e promovendo a paz. É invocado com a seguinte oração:

Bem-aventurado José de Anchieta, Apóstolo do Brasil, abençoai nossa pátria e a cada um de nós. Inflamado pela glória de Deus, consumistes a vida na promoção dos índios, catequizando, instruindo, fazendo o bem. Que o legado de vosso exemplo suscite novos apóstolos e missionários em nossa terra. Professor e mestre, abençoai os jovens, crianças e educadores. Poeta e literato, inspirai os escritores, artistas e comunicadores. Consolador dos doentes e aflitos, protetor dos pobres e abandonados, velai pelos que mais necessitam e sofrem em nossa sociedade, nem sempre justa, fraterna e cristã. Santificai as famílias e comunidades, orientando os que regem os destinos do Brasil e do mundo. Por Maria Santíssima, a quem tanto venerastes na terra, iluminai nossos caminhos hoje e sempre. Amém.