Consulta diaria

Primeira leitura: Is 61,9-11: 
Exulto de alegria no Senhor.
Salmo: 1Sm 2,1.4-5.6-7 8abcd (R. cf. 1a): 
Meu coração se regozija no Senhor.
Evangelio: Lc 2,41-51: 
Sua mãe conservava no coração todas estas coisas.

 

Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas. Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura. Jesus respondeu: Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai? Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.

Comentário

O coração de Jesus cresceu junto ao coração de sua Mãe. Os dois corações pulsaram nove meses em uníssono e depois continuaram pulsando ao ritmo do amor a Deus que os unia e que se expressava num desejo imenso de que Deus reinasse no mundo com seu amor e sua misericórdia. Se onde está nosso tesouro está nosso coração, em Jesus estava o coração de Maria. Jesus era seu tesouro. Nele estava seu coração. Pulsou por Ele. Esquecida de si mesma, viveu por Ele, e uma espada a atravessou quando Jesus se entregava ao Pai na Cruz. De Maria não aprendemos doutrinas nem mandamentos, mas essa meneira de ser que agrada a Deus, que nasce do seguimento de Jesus e se manifesta no serviço aos demais. Ela deve modelar os nossos corações. Celebrar o coração de Maria é chegar a ter seus mesmos sentimentos e aprender dela esse discipulado fiel que a levou daquele Sim em Nazaré, na Anunciação, até o Sim do amor até o martírio, no Calvário.

Santo do Dia

São José de Anchieta

1534-1597 ? \"José? quer dizer \"que Deus acrescente? ? \"Anchieta?
quer dizer \"pantanais?


Nasceu em Tenerife, Ilhas Canárias, e chegou ao Brasil em 1553. É um dos co-fundadores da cidade de São Paulo (25/1/1554). Apóstolo do Brasil, percorreu o país inteiro, evangelizando, fundando obras sociais e religiosas, escrevendo e promovendo a paz. É invocado com a seguinte oração:

Bem-aventurado José de Anchieta, Apóstolo do Brasil, abençoai nossa pátria e a cada um de nós. Inflamado pela glória de Deus, consumistes a vida na promoção dos índios, catequizando, instruindo, fazendo o bem. Que o legado de vosso exemplo suscite novos apóstolos e missionários em nossa terra. Professor e mestre, abençoai os jovens, crianças e educadores. Poeta e literato, inspirai os escritores, artistas e comunicadores. Consolador dos doentes e aflitos, protetor dos pobres e abandonados, velai pelos que mais necessitam e sofrem em nossa sociedade, nem sempre justa, fraterna e cristã. Santificai as famílias e comunidades, orientando os que regem os destinos do Brasil e do mundo. Por Maria Santíssima, a quem tanto venerastes na terra, iluminai nossos caminhos hoje e sempre. Amém.