Consulta diaria

Primeira leitura: Os 11,1.3-4.8c-9: 
Meu coração comove-se no íntimo.
Salmo: Is 12,2-3.4bcd.5-6 (R.3): 
Com alegria bebereis do manancial da salvação.
Segunda leitura: Ef 3,8-12.14-19: 
Conhecer o amor de Cristo que ultrapassa todo conhecimento.
Evangelio: Jo 19,31-37: 
Um soldado abriu-lhe o lado com uma lança e logo saiu sangue e água.

 

Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz. Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outro que foram crucificados com Jesus. Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. Aquele que viu, dá testemunho e seu testemunho é verdadeiro; e ele sabe que fala a verdade, para que vós também acrediteis. Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: Não quebrarão nenhum dos seus ossos. E outra Escritura ainda diz: Olharão para aquele que transpassaram.

Comentário

Jesus de Nazaré, filho de Deus feito homem, amou com um coração humano. Ninguém jamais amou a seu próximo nem foi tão sensível ao sofrimento humano como Ele. Jesus nos mostrou que o ser humano tem capacidade de amar como nos ama o próprio Deus. Amor até pelos inimigos. A única definição que a Bíblia oferece de Deus, é que Deus é amor (1Jo 4,8). Esse amor foi derramado sobre o mundo na pessoa de Jesus de Nazaré e se transformou em muito mais que um sentimento, fez-se projeto de vida que assume todos os aspectos: o político, o social, o religioso, o econômico, o pessoal, o familiar, a vida toda. Tornou-se serviço, perdão, misericórdia de uns para com os outros. Fez-se sinal e sacramento do amor a Deus. Não existe culto verdadeiro a Deus desligado do amor ao próximo, sobretudo ao próximo necessitado de ajuda. A festa do Coração de Jesus é um chamado a trabalhar por um mundo de maior humanidade, amizade, verdade e de misericórdia onde vale a pena viver.

Santo do Dia

S. Medardo

séc. V ? \"Medardo? quer dizer \"aquele que é poderoso e
forte?

Medardo nasceu em Salency, perto da cidade de Noyon, França, e viveu no século V. É venerado como o padroeiro das colheitas. Educado no mosteiro de Saint-Quentin, só foi ordenado sacerdote aos 33 anos de idade. Em 530, tornou-se bispo de Vermandois. Já em idade avançada, continuava trabalhando com todo o vigor, visitando cada localidade de sua diocese. Quando morreu S. Eleutério, seu amigo íntimo e bispo de Tournai, presidiu suas exéquias. Feito bispo de Noyon, continuou a obra de S. Eleutério. É representado com uma águia sobre a cabeça, a qual, segundo a tradição, o teria protegido de uma forte chuva.