Consulta diaria

Primeira leitura: Hb 13,15-17.20-21: 
O Deus da paz, que fez subir dentre os mortos o grande pastor das ovelhas, vos torne aptos a todo bem.
Salmo: Sl 22,1-3a. 3b-4. 5. 6 (R. 1): 
O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
Evangelio: Mc 6,30-34: 
Eram como ovelhas sem pastor.

São Paulo Miki e Companheiros, Mártires (Memória)

Naquele tempo: Os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. Ele lhes disse: 'Vinde sozinhos para um lugar deserto, e descansai um pouco'. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer. Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles. Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.

 

Comentário

Foi o sofrimento humano, a realidade que tirou o sono de Jesus de Nazaré. Foi a dor, a fome, a enfermidade e a exclusão o que preocupava grandemente o Mestre de Nazaré. Mas acima de tudo, a mentira que se teceu em torno do sofrimento humano e de Deus. Jesus discorda das leituras que a religião fez de vincular Deus ao sofrimento que as pessoas padeciam, principalmente as mais pobres. Por isso, a proposta da Boa Nova procurou mostrar Deus Pai como o Pai bom, misericordioso, inclusivo, garantia da vida e da felicidade das pessoas. Por isso, a Boa Nova não é a transmissão de uma nova doutrina, de novas fórmulas religiosas, litúrgicas ou disciplinares, mas antes o início de um caminho de felicidade e vida em abundância. Jesus, sentindo na própria carne a dor e a angústia que as pessoas sofriam, propõe algo novo em favor da vida e da felicidade de quem vive um momento ruim na história.

Santo do Dia
S. Paulo Miki e seus companheiros
1564-1597 ? mártires

Chamados Os mártires do Japão foram martirizados em Nagasáki, considerada o centro da cristandade japonesa da época. Temendo que os missionários (jesuítas e franciscanos) fossem uma força preparatória para uma invasão estrangeira no sul do Japão, o imperador japonês promoveu sangrenta perseguição aos católicos. Paulo Miki e seus companheiros foram presos, torturados e levados à Nagasáki, onde foram crucificados. Um autor da época disse a seu respeito: \"Paulo Miki... começou por declarar aos presentes que era japonês e pertencia à Companhia de Jesus; que ia morrer por haver anunciado o Evangelho... E por fim disse estas palavras: ?Agora que cheguei a este momento de minha vida, nenhum de vós duvidará que eu queira esconder a verdade. Declaro-vos, portanto, que não há outro caminho para a salvação fora daquele seguido pelos cristãos. E como este caminho me ensina a perdoar os inimigos e os que me ofenderam, de todo o coração perdoo o Imperador e os responsáveis pela minha morte...??.


Outros santos do dia: Doroteia de Cesareia (virgem, mártir), Amando de Maastricht (abade, bispo), Gastão de Arras (bispo) e Geraldo de Óstia (monge, bispo).