Consulta diaria

Primeira leitura: At 6,8-15: 
Não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava.
Salmo: Sl 118, 23-24. 26-27. 29-30 (R. 1b): 
Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.
Evangelio: Jo 6,22-29: 
Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna.

 

Depois que Jesus saciara os cinco mul homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar. No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos. Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. Quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum. Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: 'Rabi, quando chegaste aqui?' Jesus respondeu: 'Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo.' Então perguntaram: 'Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?' Jesus respondeu: 'A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou'.

Comentário

Na vida cristã caímos constantemente na tentação de confundir a necessidade com a fé. Isto é uma verdadeira traição à vida cristã. A fé para um discípulo de Jesus é fazer a vontade do Pai e de maneira processual fazer o itinerário discipular até chegar a ter os mesmos sentimentos de Cristo. Muitas vezes seguimos a Jesus buscando solucionar um assunto de caráter pessoal, necessidade ou problema cotidiano. Jesus, no relato evangélico, convida-nos a trabalhar pelo alimento que perdura para a vida eterna, que é "fazer a vontade do Pai". Mas o que significa fazer a vontade do Pai? De maneira contundente devemos responder: Fazer a vontade do Pai é fazer o processo de cristificação, ou seja, permitir que o Crucificado-Ressuscitado nasça, cresça, se desenvolva em mim e assim poder oferecê-lo ao mundo a partir de e com minha própria vida. Revisemos o nosso seguimento de Jesus. Estamos dispostos a fazer a vontade do Pai em nossa vida? Somos conscientes do que significa viver em profundidade o batismo em nossa existência?

Santo do Dia

S. Bernadete

1844-1879 ? vidente e religiosa ? \"Bernardete? deriva de \"Bernardo? e quer dizer \"aquele que é forte como um urso?


Bernadete ou Maria Bernarda Soubirous nasceu em Lourdes e morreu em Nevers. De saúde frágil, era uma menina simples, alegre, dócil, amável e amada por todos. Tinha 14 anos, quando, em 1858, a Virgem Maria lhe apareceu pela primeira vez em uma gruta, em Lourdes. Por 18 vezes, Nossa Senhora a visitou sempre pedindo que rezasse e fizesse penitência em reparação a seu Imaculado Coração. Incompreendida e criticada até mesmo pelos setores religiosos, ela a tudo suportou com humildade e paciência. Ingressou no convento das Irmãs de Caridade de Nevers e ali viveu por 13 anos na simplicidade e obediente à vontade de Deus, que a provava com muita dor e enfermidades. Morreu aos 35 anos de idade e foi canonizada 54 anos depois.