Consulta diaria

Primeira leitura: At 6,1-7: 
Escolheram sete homens repletos do Espírito Santo.
Salmo: Sl 32, 1-2. 4-5. 18-19 (R.22): 
Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!
Evangelio: Jo 6,16-21: 
Enxergaram Jesus, andando sobre as águas.

 

Ao cair da tarde, os discípulos desceram ao mar. Entraram na barca e foram em direção a Cafarnaum, do outro lado do mar. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha vindo ao encontro deles. Soprava um vento forte e o mar estava agitado. Os discípulos tinham remado mais ou menos cinco quilômetros, quando enxergaram Jesus, andando sobre as águas e aproximando-se da barca. E ficaram com medo. Mas Jesus disse: 'Sou eu. Não tenhais medo'. Quiseram, então, recolher Jesus na barca, mas imediatamente a barca chegou à margem para onde estavam indo.

Comentário

O encontro com Jesus Crucificado-Ressuscitado está marcado pelo fim de todo temor e medo. Quando um crente tem um encontro existencial com Jesus o medo e o temor desaparecem de sua vida, de seus projetos, de sua existência. Quem na vida cristã sofre pelo medo e angústia é porque ainda não teve um encontro determinante com o Senhor. No relato evangélico Jesus se apresenta aos discípulos como Aquele que vence todo medo na vida do crente. Jesus lhes diz: "Sou eu. Não tenhais medo". Precisamos fazer uma nova experiência de Deus em nossa vida, governada pela palavra e pela obra de Jesus de Nazaré. Ele é a norma para aproximar-nos de Deus, porque foi ele que nos revelou de uma vez por todas o rosto de Deus e a maneira de relacionar-nos com seu Pai. Quando nos aproximamos de Jesus, e por meio dele a Deus Pai, aprendemos a viver o gozo e a alegria que somente ele sabe dar. Continuemos vivendo o tempo da Páscoa na alegria. Façamos de nossa vida um tempo permanente de ressurreição.

Santo do Dia

S. Hermenegildo

568-586 ? \"Hermenegildo? quer dizer \"pertencente à assembléia de Irmin?, divindade cultuada pelos antigos germanos como \"o grande, o forte, o poderoso?


Hermenegildo era filho de Leovigildo, primeiro rei visigodo da Espanha, de tendência ariana, que via nos católicos impecilho à unificação nacional. A situação agravou-se quando Hermenegildo converteu-se ao catolicismo e insurgiu contra o pai, em uma guerra que se arrastou por dois anos. Derrotado, Hermenegildo buscou refúgio em uma igreja, mas foi traído pelo pai que lhe enviou por intermédio do irmão uma mensagem, dizendo: \"Aproxima-te, irmão meu, prostra-te aos pés de nosso pai e ele te perdoará?. Preso e acorrentado, foi despojado das vestes reais e deportado para Valência e daí para Tarragona, onde foi condenado, vindo a morrer na prisão.