Consulta diaria

Primeira leitura: At 5,17-26: 
Os homens que vós colocastes na prisão estão no Templo ensinando o povo!
Salmo: Sl 33, 2-3. 4-5. 6-7. 8-9 (R. 7a): 
Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.
Evangelio: Jo 3,16-21: 
Deus enviou seu Filho ao mundo para que o mundo seja salvo por Ele.

 

Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê, não é condenado, mas quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito. Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.

Comentário

O juízo que Deus apresenta ao mundo não tem nada a ver com as ideias estranhas, violentas e dos filmes de Hollywood que fixamos no imaginário pessoal e comunitário. Deus estabelece o juízo de maneira clara e simples. O Evangelho de hoje deixa isso bem claro: "O juízo consiste nisto: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz". Então o juízo se resolve em saber situar-nos na história: se vivemos segundo o instinto ou se o fazemos segundo o Espírito. Isto faz com que nos posicionemos na história de maneira clara. Estar do lado de Deus e de sua obra exige que nos situemos do lado do Espírito, caminhemos na lógica do Espírito e sejamos fiéis ao Espírito que é o mesmo Cristo crucificado-ressuscitado. A experiência de conversão vai se verificando na vida do crente à medida que entra numa lógica comunitária e de solidariedade. O convite é para que nos deixemos tocar por Deus, para começarmos a viver como Jesus.

Santo do Dia

S. Gema Galgani

1878-1903 ? \"Gema? quer dizer \"pedra preciosa?, \"jóia?

Filha de farmacêutico, Gema Galgani nasceu em Camigliano, na Toscana, em 1878. Órfã de mãe aos oito anos, arcou com a responsabilidade da criação de seus sete irmãos. Anos mais tarde, morreu também o pai, ficando a família sem recursos. Não bastasse isso, foi acometida por grave doença, o que a obrigou a confiar os irmãos a parentes. Tentou, sem conseguir, por causa do estado de saúde precária, ingressar na vida religiosa. No dia 8 de março, na vigília da festa do Sagrado Coração, recebeu os estigmas, ou seja, as mãos, os pés e o coração chagaram-se. Em uma visão mística, Jesus lhe apareceu, e das chagas dele saíam chamas de fogo, que atingiram as mãos, os pés e o coração dela. Esse fato repetiu-se regularmente até o fim de sua vida. Morreu no dia 11 de abril de 1903.