Consulta diaria

Primeira leitura: At 4,32-37: 
Um só coração e uma só alma.
Salmo: Sl 92, 1ab. 1c-2. 5 (R.1a): 
Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.
Evangelio: Jo 3,7b-15: 
Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem.Eis que conceberás e darás à luz um filho.

 

Naquele tempo disse Jesus a Nicodemos: Vós deveis nascer do alto. O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito'. Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito'. Nicodemos perguntou: 'Como é que isso pode acontecer?' Respondeu-lhe Jesus: 'Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? Em verdade, em verdade te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. Se não acreditais, quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu? E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna.

Comentário

O encontro com Cristo, ressuscitado pelo amor infinito do Pai, deve tornar possível o surgimento de uma nova humanidade, com outra lógica, com outro projeto. É o que Jesus apresenta a Nicodemos. O encontro entre o Mestre de Nazaré e o Mestre de Israel (Nicodemos), deixa claro que a religião não ajuda os homens e mulheres a encontrar-se com a vida de Deus, mas faz com que o ser humano se encha mais de angústias, de dores mais profundas e de morte. Nicodemos é um especialista em religião. Tornando-se especialista em assuntos religiosos, descuidou, porém, da vida do Espírito, fechando-se à possibilidade de viver a vida de Deus em seu próprio ser. Hoje somos convidados a viver a experiência de conversão que Jesus propõe a Nicodemos. A conversão não é uma simples mudança de atitude, de pensamento ou de sentimento. A conversão que Jesus propõe é desfazer o caminho que percorremos até o momento, para começar a caminhar a partir da lógica de Deus, tendo os sentimentos do Filho.

Santo do Dia

S. Antônio Neyrot

séc. XVI ? dominicano ? \"Antônio? quer dizer \"aquele que está à frente, na vanguarda?, \"pioneiro?

Antônio Neyrot nasceu em Rívoli, Itália, por volta de 1420. Era dominicano e contemporâneo de Fra Angélico. Em 1450, foi para Sicília, dali para Nápoles, onde acabou sendo preso por piratas e levado para Tunes. Abraçou o islamismo e se casou. Por volta de 1450, retratou-se publicamente e retornou à fé católica. A multidão enfurecida massacrou-o e expuseram seu corpo à irrisão pública. Foi canonizado pelo papa Clemente XIII, em 1767.