Consulta diaria

Primeira leitura: Is 7,10-14; 8,10: 
Eis que uma virgem conceberá.
Salmo: Sl 39(40),7-8a.8b-9.10,11 (R. 8a.9a): 
Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!
Segunda leitura: Hb 10,4-10: 
No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade.
Evangelio: Lc 1,26-38: 
Eis que conceberás e darás à luz um filho.

 

Naquele tempo: O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: 'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!' Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: 'Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim'. Maria perguntou ao anjo: 'Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?' O anjo respondeu: 'O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altissimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível'. Maria, então, disse: 'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!' E o anjo retirou-se.

Comentário

Celebrar a Anunciação do Senhor é reconhecer que o encontro de Deus com o ser humano é histórico-corporal. O relato evangélico explicita que a intimidade de Deus se encontra com a intimidade de Maria. Através da Palavra, Deus visita e entra em relação com a Ela. Esta relação será marcada pela alegria e pelo assombro. Toda experiência entre a intimidade de Deus e a intimidade de um fiel é governada por estas duas realidades. A Palavra de Deus sempre provoca alegria. Este é o convite que o Anjo faz a Maria: Alegra-te! Deus sai ao encontro das pessoas trazendo alegria às suas vidas. O contato com a Palavra de Deus deve produzir alegria naquele que a recebe. O encontro com Deus, porém, traz também preocupação e questionamentos. Maria ficou perturbada. Uma coisa é certa. Sempre que o ser humano descobre a ação de Deus em sua própria vida ele fica perturbado pois não consegue compreender como o amor de Deus pode aproximar-se de sua pequenez. Nesta aproximação o crente se tornará fecundo.

Santo do Dia

S. Maria Cléofas

séc. I ? \"Maria? significa \"Amada?, \"Excelsa?

Maria de Clopas ou Cléofas foi testemunha ocular da morte de Jesus na cruz: \"Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena...? (Jo 19,25ss). Junto com suas companheiras também foi ao túmulo ungir o corpo de Jesus: \"Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para ungir Jesus. E, no primeiro dia da semana, foram muito cedo ao sepulcro, mal o sol havia despontado? (Mc 16,1ss).

Parente da Mãe de Jesus, pertencia ao grupo de mulheres que acompanhavam e serviam o Mestre. Há quem afirme que Alfeu Cléofas, seu marido, era irmão de José e pai de Judas Tadeu e de Simão, que mais tarde se tornariam bispos de Jerusalém. E teria sido também um dos discípulos de Emaús que reconheceram o Ressuscitado \"na fração do pão?. Dessa maneira S. Maria Cléofas foi mãe de três apóstolos, e é uma daquelas que anunciaram a ressurreição de Jesus (Lc 24,1-11; Jo 19,25).