Consulta diaria

Primeira leitura: Hb 10,19-25: 
Cheios de fé afirmemos a nossa esperança. Sejamos atentos uns aos outros, para nos incentivar à caridade e às boas obras.
Salmo: Sl 23 (24),1-2. 3-4ab. 5-6 (R. Cf. 6): 
É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.
Evangelio: Mc 4,21-25: 
A lâmpada, traz-se, para ser colocada sobre o candelabro. Com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos.

Santo Tomás de Aquino, Presbítero e Doutor da Igreja (Memória)

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 'Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a coloca num candeeiro? Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.' Jesus dizia ainda: 'Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem.'

 

Comentário

A vida cristã é uma vida de luz e verdade. O cristianismo não existe para favorecer a mentira, mas antes para ser um sinal de verdade e transparência, em meio a um mundo onde a mentira parece reinar. Jesus se definiu como a verdade.Quem lhe segue e acolhe, deve viver na verdade. Infelizmente, na história da Igreja a situação não ficou clara. Os cristãos são chamados a pedir perdão pelos tempos em que as aparências dominam tudo, a ficar bem com as instituições ou com as pessoas que têm poder ou o governo. A Igreja é convidada pelo próprio Jesus, a potenciar o seu ser, a ser luz e a viver na verdade e a sempre e em qualquer circunstância renunciar à mentira e à aparência como critério de obediência. Para agradar as autoridades, ela às vezes age com duplicidade e hipocrisia. Todos somos Igreja e somos cordialmente convidados a viver a Boa Nova com autenticidade.

Santo do Dia
S. Tomás de Aquino
1224-1274 ? presbítero e doutor da Igreja ? patrono dos teólogos e dos filósofos ? \"Tomás? vem de \"Tomé?, que em aramaico significa \"gêmeos?

Apoiado por S. Alberto Magno, Tomás de Aquino destacou-se com um dos maiores teólogos e pensadores da época. Deixou numerosos tratados, entre os quais a famosa Summa theologicae. A doutrina tomista prevaleceu por séculos e ainda hoje continua como referência a teólogos e pensadores. Três meses antes de morrer, em 1273, teve uma experiência mística que o levou ao êxtase. Depois disso, nada mais escreveu e confessou que tudo o que havia escrito não passava de palha diante do que lhe fora revelado.


Outros santos do dia: Amadeu de Lausanne (monge, bispo), Flaviano de Cività Vecchia (mártir), Juliano de Cuenca (bispo) e Odo de Beauvais (monge, bispo).