Consulta diaria

Primeira leitura: 2Tm 1,1-8: 
Recordo-me da fé sincera que tens.
Salmo: Sl 95(96),1-2a.2b-3.7-8a.10 (R. 3): 
Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!
Evangelio: Lc 10,1-9: 
A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.

São Timóteo e São Tito, Bispos (Memória)

O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: "A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: 'A paz esteja nesta casa!' Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: 'O Reino de Deus está próximo de vós'".

 

Comentário

A eleição e envio dos setenta e dois é uma narrativa própria de Lucas, com a qual indica que a Boa Nova deve chegar aos lugares mais remotos. Chega de más notícias! O mundo não aguenta mais. Como no tempo de Jesus, também hoje, as más notícias estão por toda parte.A Boa Nova deve chegar aos confins da terra. A missão dos setenta e dois é escrita a partir da missão dos Doze com o sinal da universalidade como realidade transversal.Jesus os envia para serem sinais da Boa Nova na comunidade: os envia de dois em dois. O envio está cheio de ameaças, problemas, dificuldades. Nada pode impedir a Boa Nova que traz vida digna e abundante aos filhos de Deus. O anúncio consiste em proclamar a chegada do Reino de Deus. Em outras palavras, começou uma nova ordem na qual a vida humana e toda a criação alcançam sua dignidade máxima.

Santo do Dia
S. Timóteo e S. Tito
c. ? 97 ? bispo ? \"Timóteo? quer dizer \"aquele que honra a
Deus? ? séc. I ? bispo ? \"Tito? quer dizer \"o protegido?

Natural de Listra, Ásia Menor, Timóteo foi convertido por S. Paulo, tornando-se o dileto colaborador e companheiro de viagem do Apóstolo Paulo (Fl 2,20-21), que lhe dirigiu duas de suas cartas (At 16,1-4). É considerado o primeiro bispo de Éfeso. Convertido por Paulo Apóstolo, S. Tito tornou-se, ao lado de Timóteo, um dos seus mais importantes colaboradores na evangelização (Tt 1,4). Foi incumbido por Paulo de organizar a igreja cretense, tornando-se também ele o primeiro \"epíscopo? (bispo) de Gortina (Creta).


Outros santos do dia: Afonso de Astorga (monge, bispo), Agostinho Erlandsson (bispo de Nidaros), Alberico de Cîteaux (abade) e Paula de Roma (viúva).