Consulta diaria

Primeira leitura: Hb 9,2-3.11-14: 
Com o seu próprio sangue, ele entrou no Santuário uma vez por todas.
Salmo: Sl 46, 2-3. 6-7. 8-9 (R.6): 
Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta.
Evangelio: Mc 3,20-21: 
Os parentes de Jesus diziam que estava fora de si.

2a SEMANA DO TEMPO COMUM

Naquele tempo: Jesus voltou para casa com os discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si.

 

Comentário

A multidão segue Jesus. Quer estar com ele. Deseja encontrar-se com ele, porque é doador de vida, de felicidade, de alegria. Quem entra em contato com Jesus descobre uma novidade não vivida ou experimentada naquela sociedade a tal ponto, como narra o Evangelho, que nem sequer o deixam comer. Toda essa proposta nova que Jesus apresenta e que é tão cheia de vida e tão atraente para as pessoas mais humildes daquela sociedade, que tornou-se uma ameaça real para as autoridades religiosas e políticas da época; que orquestraram toda uma difamação calúnia contra a pessoa de Jesus, a ponto de dizer que ele estava "louco". A família de Jesus fica sabendo e sai em busca dele, porque quer deter “a má fama” que recaiu sobre ele. Sua família não tem clareza sobre o seu proceder. Eles foram cegados pela maldade das autoridades. Viver em fidelidade ao Reino exige enfrentar problemas e conflitos até mesmo com a própria família.

Santo do Dia
S. Ildefonso de Toledo
606-667 ? bispo ? \"Ildefonso? significa \"
aquele que está sempre alerta?

Ildefonso nasceu em Toledo, na Espanha, no dia 8 de dezembro de 606. Com a morte dos pais, herdou grande fortuna, que foi empregada na fundação de um mosteiro para religiosas. Em 657, foi escolhido pelos fiéis e pelo clero como sucessor de S. Eugênio, bispo de Toledo. Às atividades pastorais, acrescentou as de escritor, elaborando várias obras de cunho doutrinal. A mais célebre de todas foi o tratado sobre a Virgindade perpétua de Maria, um tema bastante comum na teologia e espiritualidade medievais e objeto de acirradas polêmicas. Outra obra que chegou até nós é Do deserto espiritual, que trata do batismo. A maioria dos escritos, porém, perdeu-se no tempo. Foi também abade do mosteiro de Agália e participou do Concílio de Toledo (653-655). Morreu em 23 de janeiro de 667. Diz a tradição que tal era seu amor pela Mãe de Deus que ela, numa visão, o premiou com uma casula tecida pelos anjos do céu. Considerava-se o servo fiel, solícito e atento, de Nossa Senhora e deixou-nos esta oração:
Concedei-me, Senhora, a graça de servir a vós e a vosso Filho, de ser servo de Nosso Senhor e vosso: de Nosso Senhor, porque é o meu criador; vosso, porque sois a Mãe do meu Criador. Sou, portanto, vosso servo, porque vosso Filho é meu Senhor. Vós sois minha Senhora.


Outros santos do dia: Bernardo de Viena (monge, bispo), Colmano de Lismore (bispo), Eusébio de Mount Coryphe (eremita), Ildefonso de Toledo (bispo) e João, o Esmoler (bispo de Alexandria).