Consulta diaria

Primeira leitura: Hb 8,6-13: 
Cristo é o mediador de uma aliança bem melhor.
Salmo: Sl 84, 8.10.11-12.13-14 (R. 11a): 
A verdade e o amor se encontrarão.
Evangelio: Mc 3,13-19: 
Chamou os que ele quis, para que ficassem com ele.

2a SEMANA DO TEMPO COMUM ou São Vicente, Diácono e Mártir (Memória facultativa)

Naquele tempo: Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele. Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, com autoridade para expulsar os demônios. Designou, pois, os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer 'filhos do trovão'; André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.

 

Comentário

Jesus, do alto da montanha, um lugar que para a tradição judaica é o lugar onde Deus mora, chamou os que Ele quis. O chamado de Jesus não é para tornar-se sacerdote, religioso ou religiosa, nem para ser catequista ou líder de um grupo eclesial. O chamado que Jesus faz tem um duplo propósito, muito claro e concreto, que hoje, mais do que nunca, é necessário retomar com o critério evangélico original. Jesus chama o grupo de discípulos e continua chamando homens e mulheres para estarem com ele.Estar com Jesus não é somente para orar, para rezar, mas para levar um estilo de vida como o seu e viver as escolhas profundas e radicais que viveu e pelas quais os poderosos deste mundo o mataram. E o outro propósito para o qual Jesus chama é anunciar a Boa Nova. Que não se trata de transmissão de doutrinas, mas de uma forma concreta de encher o mundo de bondade, de justiça, de dignidade.

Santo do Dia
S. Vicente de Saragoça
606-667 ? diácono e mártir ? Patrono dos navegantes e
viticultores ? \"Vicente? quer dizer \"vencedor?, \"vitorioso?

Diácono da Igreja de Saragoça, Vicente sofreu o martírio na perseguição de Diocleciano. Atribui-se a ele esta confissão de fé: \"Os que veem não verão; os que ouvem não ouvirão, pois confesso que é um só e o mesmo Deus, com o Pai e o Espírito Santo....?. S. Agostinho conta que teve o corpo destruído pelos torturadores e mesmo assim, transbordante de paz, continuava a falar com tranquilidade, como se alguém falasse por ele. As torturas nada puderam contra ele. Por fim, para tentá-lo na sua constância, puseram-no em um leito macio e confortável, mas ali mesmo ele expirou.


Outros santos do dia: Anastácio, o Persa (mártir), Blesila de Roma (viúva), Bertoldo de Sarum (monge, bispo), Vicente de Digne (bispo) e Vicente Pallotti (presbítero).