Consulta diaria

Primeira leitura: Hb 5,1-10: 
Mesmo sendo Filho, por aquilo que ele sofreu, aprendeu o que significa a obediência.
Salmo: Sl 109,1. 2. 3. 4 (R. 4bc): 
Tu és eternamente sacerdote segundo a ordem do rei Melquisedec!
Evangelio: Mc 2,18-22: 
O noivo está com eles.

2a SEMANA DO TEMPO COMUM

Naquele tempo: Os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: 'Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?' Jesus respondeu: 'Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar. Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos'.

 

Comentário

Quão maravilhoso é Jesus! Ele sai da lógica existente. Sua proposta desafia todas as vertentes da sociedade e é capaz de colocar em xeque até mesmo as tradições mais "sagradas" e "honradas" da instituição religiosa. Hoje encontramos Jesus que confronta de maneira forte e radical os fariseus e sua forma de fazer o jejum e o relativiza.Deus não precisa de pessoas que façam esforços para aceder a Ele. O amor de Deus não é alcançado por mérito, nem pela realização de penitências. A Boa Nova da qual Jesus é portador, que ele mesmo inaugura com a sua palavra e com a sua vida. É uma realidade acolhida na gratuidade e marcada pela alegria, pela felicidade e pela relação amorosa e filial com Deus Pai. Jesus rompe com a religião acostumada a colocar penitências e privações e indica que o novo é o Evangelho. O novo não pode ser misturado com o antigo. Seremos capazes de aceitar a proposta de Jesus?

Santo do Dia
Nossa senhora dos Impossíveis
É chamada N. S. dos Impossíveis por ter merecido de
Deus três coisas humanamente impossíveis: foi concebida
sem pecado original, tornou-se mãe sem deixar de ser
virgem e, embora criatura, foi a Mãe de Deus, a mãe do
Criador...

Trazido de Portugal, o culto a N. S. dos Impossíveis difundiu-se pelo Rio Grande do Norte, sobretudo na cidade de Patu. É invocada com a seguinte oração:

... Ó Virgem bendita e bondosa, Mãe de Deus, humildemente vos pedimos: socorrei os que passam fome e vivem na miséria, curai os doentes de corpo e de espírito, fortalecei os fracos, consolai os aflitos, pedi pelas vocações sacerdotais e religiosas e transformai as famílias em santuários vivos de fé e caridade, no seio da Igreja. Pedi pelo Papa, pelos bispos e por todas as autoridades civis, militares e eclesiásticas, para que governem com justiça e amor. E agora, ó Senhora dos Impossíveis, olhai para nós que fazemos esta prece e alcançai-nos de Jesus, vosso divino Filho, as graças que agora suplicamos (pedir aqui a graça desejada).

Outros santos do dia: Arquelaide (virgem, mártir), Atenógenes do Ponto (mártir), Leobardo de Tours (eremita), Liberata de Como (virgem) e Prisca de Roma (virgem, mártir).