Consulta diaria

Primeira leitura: Is 42,1-7: 
Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. (1º canto do Servo do Senhor).
Salmo: Sl 26, 1. 2. 3. 13-14 (R. 1a): 
O Senhor é minha luz e salvação.
Evangelio: Jo 12,1-11: 
Deixa-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura.Deixa-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura.

 

Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi para Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo. Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: 'Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para as dar aos pobres?' Judas falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela. Jesus, porém, disse: 'Deixa-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura. Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis.' Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus havia ressuscitado dos mortos. Então, os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, porque, por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.

Comentário

Iniciando a Semana Santa, a liturgia nos coloca diante dos olhos o Servo de Deus, uma pessoa com autoridade divina, responsável pela restauração nacional, atendendo aos mais necessitados. Tal restauração será realizada por meio do exercício do direito. O direito equivale ao estatuto legal ou jurídico de um grupo humano; na organização social o direito salvaguarda os fracos diante dos fortes. E, se naquele tempo exercer o direito era obrigação do monarca, porque a autoridade lhe vinha de Deus, isso mudou. Ao preço de muitas vidas e a golpes de democracia, abriu-se passagem ao sentido da inviolável dignidade humana, como fonte de direitos com validez universal. A autoridade tem por missão irrenunciável o exercício do direito. Hoje, a promoção do direito rebaixou as instâncias individuais para incluir não somente as legítimas autoridades de uma sociedade, mas a numerosas pessoas, grupos e associações que trabalham para que cada pessoa alcance seu pleno desenvolvimento, físico, anímico ou espiritual e social. De que forma e onde promovemos o direito e a justiça?

Santo do Dia
Madre Paulina

Amábile Visintainer, Madre Paulina, filha de   imigrantes  italianos vindos para o Brasil, foi a fundadora das Irmãzinhas da Imaculada Conceição (em 1895), em Nova Trento, dedicada ao serviço dos pobres e doentes. Hoje suas filhas estão espalhadas por diversos países e estados brasileiros. É invocada com a seguinte oração:

Ó Madre Paulina, tu que pusestes toda a tua confiança no Pai e em Jesus e que inspirada por Maria te decidiste a ajudar o teu povo sofrido, nós te confiamos a Igreja que tanto amas, nossas vidas, nossas famílias, os religiosos e todo o povo de Deus (pedir a graça que deseja alcançar). Madre Paulina, intercede por nós junto ao Pai, a fim de que tenhamos a coragem de lutar sempre na conquista de um mundo mais humano, justo e fraterno. Amém.