Consulta diaria

Primeira leitura: Jr 7,23-28: 
Esta é a nação que não escutou a voz do Senhor, seu Deus.
Salmo: Sl 94, 1-2. 6-7. 8-9 (R. 8): 
Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações.
Evangelio: Lc 11,14-23: 
Quem não está comigo, está contra mim.

Naquele tempo: Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. Mas alguns disseram: 'É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios.' Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: 'Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa.

Comentário

As reações do povo frente a Jesus são diferentes; uns o louvam, o admiram e outros, como em nosso texto, o criticam e desqualificam. O homem mudo representa as pessoas que haviam se deixado submeter e manipular pela ideologia oficial de Israel. Jesus decide libertar o homem mudo dos demônios espirituais, sociais e legais, que lhe impedem de ter voz em sua comunidade. Uma parte do povo, alienada por esta ideologia, depois que o homem recobrou sua voz, interpreta a ação de Jesus como um milagre do demônio. Jesus sabe que o povo está dividido, por isto, convida-o a por-se de seu lado, o lado de Deus. Hoje, muitas de nossas instituições governamentais, eclesiais e familiares, padecem a síndrome da "mudez e da surdez", enquanto o evangelho quer despertar o sentido crítico e a liberdade dos povos. Também são muitos os homens e mulheres que continuam sendo condenados, excomungados ou silenciados, por querer devolver a voz aos povos sem vida, sem justiça e sem liberdade. Como curar a mudez no mundo de hoje?

Santo do Dia

S. João de Deus

1495-1550 ? fundador ? patrono dos hospitais e enfermos, enfermeiros, livreiros e santeiros, bombeiros e práticas de farmácia

Natural de Montemor-o-Novo, Portugal, João de Deus foi o fundador dos Irmãos Hospitaleiros. Antes de entregar-se totalmente ao serviço de Deus, ganhou a vida como pastor, soldado, mascate, livreiro e santeiro. Apesar de levar vida relapsa, sempre guardou na mente o ideal de ajudar os necessitados. Sua conversão deveu-se a S. João de Ávila, que pregava em Granada. Tão radical foi sua mudança de vida que muitos o tomaram como louco, a ponto de interná-lo em um hospício. Orientado por S. João Ávila e apoiado pelo arcebispo de Granada, aos poucos percebeu que a vontade de Deus era que ele dedicasse toda a vida aos desvalidos. Fundou então numerosos hospitais, onde era dispensado aos enfermos um tratamento mais humano.