Consulta diaria

Primeira leitura: 1Rs 10,1-10: 
A rainha de Sabá viu toda a sabedoria de Salomão.
Salmo: Sl 36,5-6. 30-31. 39-40 (R.30a): 
O justo tem nos lábios o que é sábio.
Evangelio: Mc 7,14-23: 
O que torna impuro o homem é o que sai do seu interior.

Naquele tempo: Jesus chamou a multidão para perto de sie disse: 'Escutai todos e compreendei: o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.' Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. Jesus lhes disse: 'Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa, pode torná-la impura, porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para o fossa?' Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros. Ele disse: 'O que sai do homem, isso é que o torna impuro. Pois é de dentro do coração humano que saem as más intençðes, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambiçðes desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem.'

Comentário

A sentença oferecida por Jesus causou agitação, desconcerto, surpresa acerca dos costumes e tradições. Até os mais próximos pedem explicação e o Senhor a oferece. Entendamos bem e fique claro que "o coração humano" é a única fonte de impureza ou pureza que prejudica ou beneficia a pessoa. Marcos aproveita para fazer notar que os alimentos e suas proibições, a não ser por alergias do próprio corpo, perdem toda razão de ser e não devem ocasionar entre nós motivos de discussão. Quantas vezes por "uma ação" –comer algo proibido em algum tempo e momento– fazemos um julgamento dessa pessoa e a classificamos como "má" sem valorizar suas demais qualidades e virtudes? Hoje o Senhor está nos oferecendo a oportunidade de refletir sobre nossa vida e comportamento, deixando de lado o supérfluo, para examinar como se encontra nosso coração, sede da inteligência, da vontade, do querer onde têm origem nossos pensamentos, desejos, palavras e obras sãs ou enfermas, puras ou impuras, que beneficiam ou afetam aqueles que nos rodeiam. Promovamos o Reino e não costumes efêmeros.

Santo do Dia

S. Ricardo

séc. VIII ? peregrino ? \"Ricardo?
significa \"poderoso?, \"rico?

De acordo com o Martirológio romano , S. Ricardo foi pai de três santos: santos Vinebaldo, Vilibaldo e Valburga. Segundo o Hodoeporicon, um documento em que se encontram os relatos da monja Heidenheim, parenta de S. Vilibaldo, S. Ricardo empreendeu, juntamente com os dois filhos, Vinebaldo e Vilibaldo, uma peregrinação à Roma. Partiram da Inglaterra para visitar e venerar as relíquias dos apóstolos Pedro e Paulo. Pretendiam visitar também a Terra Santa, mas somente Vilibaldo pôde concluir a viagem. Isso porque S. Ricardo foi acometido por terrível doença e antes mesmo de chegar à Roma morreu inesperadamente na cidade de Luca, sendo sepultado na igreja de S. Fridiano, em 722.