Consulta diaria

Primeira leitura: 1Sm 8,4-7.10-22a: 
Clamareis ao Senhor por causa do vosso rei, mas o Senhor não vos ouvirá.
Salmo: Sl 88, 16-17. 18-19 (R. Cf. 2a): 
Ó Senhor eu cantarei eternamente o vosso amor.
Evangelio: Mc 2,1-12: 
O Filho do Homem tem na terra poder de perdoar pecados.

Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. E reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra. Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: 'Filho, os teus pecados estão perdoados'. 6Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 'Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus'. Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: 'Por que pensais assim em vossos corações? O que é mais fácil: dizer ao paralítico: 'Os teus pecados estão perdoados', ou dizer: 'Levanta-te, pega a tua cama e anda'? Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, - disse ele ao paralítico: - eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!' O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: 'Nunca vimos uma coisa assim'.

Comentário

Perdão e cura vão de mãos dadas com Jesus. Ele veio para reerguer o homem de forma integral em seu espírito, mente e corpo. Consequência disso é o escândalo de uma autoridade que exaspera por sua incredulidade ou, pior ainda, por negar o inegável, pois "contra fatos não há argumentos". O mistério da pessoa de Jesus continua manifestando-se por meio de sinais inequívocos da presença amorosa e compassiva de Deus para com a humanidade que deseja que sua glória se manifeste em nosso mundo e “que o homem viva”. O projeto que Jesus oferece sob o título de "Reino de Deus" suscitará assombro e admiração, bem como repulsa e obstinação do coração humano que não se abre à novidade da vida e suas múltiplas formas por estar atado a um modelo rígido que aprendeu pela lógica e razão de seu tempo e momento, embora contraditório frente às situações claras de ternura, misericórdia e solidariedade. Seguir a proposta de Jesus trará como consequência rechaço frente aos interesses mesquinhos. Você está disposto a seguir a Jesus em tudo?

Santo do Dia

S. Arcádio


séc. III ? mártir ? \"Arcádio? quer dizer \"da terra dos homens-ursos?

Arcádio viveu ao tempo do imperador romano Valeriano, que moveu intensa campanha de perseguição aos líderes religiosos, confiscando bens, proibindo reuniões, celebrações cultuais e visitas a cemitérios. Arcádio passou então a viver no anonimato, e soube que um amigo e um parente seu haviam sido presos e corriam perigo de vida por sua causa. Cheio de divina coragem, retornou à cidade e apresentou-se ao juiz. As Atas de seu martírio relatam com detalhes o requinte de perversidade com que foi torturado e morto por esquartejamento. Uma a uma, cada parte de seu corpo foi arrancada, enquanto ele as oferecia a Deus, deixando atônitos os perseguidores. Morreu confessando que \"morrer por Deus é viver?.